A lição dos três Rs
11 de novembro de 2003Reduzir, reutilizar, reciclar
Hoje, enfrentamos um novo jogo que não é brincadeira: aprender, rapidamente, a linguagem dos três Rs – reduzir, reutilizar, reciclar. Menos Rs, porém maior desafio para acertar e diminuir o impacto que se transforma em uma dor de cabeça de todos os dias: o lixo que produzimos em larga escala. Lixo que não desaparece simplesmente quando nos livramos dele em nossas casas – ele apenas é transportado para uma outra “casa”, chamada lixão. Menos mal, quando tudo acaba nos aterros (controlados e sanitários).
Cenário dos lixões – Na brincadeira infantil dos 11 Rs, quase todos erravam, enrolavam a língua, se embaralhavam com as palavras. No desafio adulto dos três Rs, precisamos virar o jogo: reduzir, reutilizar e reciclar
Os famosos lixões a céu aberto estampam um cenário infernal, com atores da vida real: homens, mulheres e crianças fazem, do que a sociedade descarta, meios para a sobrevivência. Meninos e meninas que, além de catar as latinhas de alumínio e garrafas, são como fênix, fazendo ressurgir, do lixo, os brinquedos que outras crianças, um dia, resolveram que virariam lixo! De acordo com pesquisa da Unicef, em Campo Grande-MS, bonecos, carrinhos e outros brinquedos representam 16% de todo o material que os catadores retiram do lixo.
Na brincadeira infantil dos 11 Rs, quase todos erravam, enrolavam a língua, se embaralhavam com as palavras. No desafio adulto dos três Rs, precisamos virar o jogo: reduzir, reutilizar, reciclar – eis a nova ordem mundial. À nossa volta, papel, plástico, papelão, vidro, metais – tudo pode ser reciclado! É necessário que se incentive a coleta seletiva. Processo que passa pela educação ambiental, no qual todos nós somos convidados a atuar.
O peso dos descartáveis – Os produtos descartáveis, tão bem-vindos às nossas conveniências, são responsáveis por grande parte do lixo que geramos. Transformamo-nos na sociedade dos produtos descartáveis: transportamos, diariamente, para as nossas casas, produtos com embalagens descartáveis, em sacolas plásticas que também acabamos por descartar. E ao fim do dia, sentados no sofá, assistimos ao telejornal e nos indignamos com a subvida que vemos nos lixões. Estamos nos enrolando nas ações! O rato, que continua roendo, não mais a roupa do rei de Roma, ainda ri na rua e roda na roda-viva de nossas vidas. É preciso enfrentar o desafio, saber dizer, com palavras e em gestos, o jogo dos três Rs!
E é da África do Sul que vem uma lição para o mundo: o governo sul-africano proibiu os comerciantes distribuir, aos seus clientes, sacolas plásticas (que receberam o apelido de “flor nacional”, por serem tão visíveis nas ruas do País). Os consumidores têm duas opções: levam uma sacola de casa ou adquirem uma nova sacola, reutilizável. Está na hora de aprendermos um pouco mais sobre a lição dos Rs!