Educação e Meio Ambiente

Tutóia: escola dá exemplo de educação

25 de novembro de 2003

Depois de 10 anos de trabalho com as crianças até os passarinhos voltaram à cidade

 A escola completa dez anos de conscientização ambiental, num trabalho pelo desenvolvimento da consciência ecológica da população do município que fica a 460 quilômetros de São Luís. A Escolinha Guará, criada em agosto de 1993, representa a legitimidade da preocupação dos tutoienses com o meio ambiente. E, segundo a professora Maria Arlete Araújo Medeiros, presidente da fundação e diretora da escola, “uma década de intensivos serviços prestados no campo da educação ambiental é mais do que suficiente para comprovar a obstinação desta iniciativa”. A verdade é que o firme no objetivo de desenvolver a socialização do conhecimento, por meio da alfabetização de crianças de três a seis anos, com ênfase na importância da preservação do meio ambiente, fez a Escolinha Guará obter resultados surpreendentes, explica a professora Maria Arlete.


O interesse pela leitura
Entre os principais avanços comprovadamente conquistados pela equipe da professora Arlete Medeiros, destaca-se o entrosamento entre a escola e as famílias dos alunos. A eficácia deste processo educacional reside justamente no fato de que as crianças tornam-se ainda o elo para a conscientização de um número cada vez maior de pessoas.


Outra prova do sucesso da Escolinha Guará, não obstante os limitados recursos, está no despertar do interesse pela leitura, que é evidenciada já nos primeiros passos do processo de alfabetização. A escolinha, em dez anos, atingiu uma meta fantástica: 700 crianças foram mais do que alfabetizadas, foram instruídas para serem verdadeiros cidadãos a serviço da sociedade e do meio ambiente.


Outro motivo de orgulho, segundo a professora Maria Arlete: a Escolinha Guará serviu de exemplo que começa a ser valorizado por outras escolas e grupos organizados do município, que está localizado em uma vasta e rica área cercada por praias, dunas, rios e manguezais, com fauna bastante diversificada. “Aliás, as ações implementadas pela escola, em sintonia com os princípios fundamentais da Fundação O Homem e a Natureza podem ser responsáveis por reflexos positivos já observados em Tutóia”, garante a presidente da fundação e explica: “O retorno de algumas espécies de pássaros à cidade, após um período de ausência é um deles. Este fenômeno simboliza um dos mais importantes ensinamentos oferecidos pela Escolinha Guará aos seus alunos: o de que a natureza sempre, de alguma maneira, responde à atitude do homem. Eles aprendem, acima de tudo, que a postura assumida diante do meio ambiente vai determinar a qualidade de vida e até mesmo a sobrevivência da humanidade”.


Taí um belíssimo exemplo a ser seguido por outras escolas e instituições culturais.


Escolinha Guará
Travessa do Rancho,
Nª 11 – Centro
CEP: 65010-540
mailto:[email protected]
Fone: (0**98)231-1942
São Luis – MA