III Encontro Verde das Américas
11 de dezembro de 2003Embaixadores, ONGs, governos, organismos internacionais e estudantes discutem a questão socioambiental
![]() O Centro de Convenções do BNDES ficou totalmente lotado durante os três dias de debates |
O centro de convenções do BNDES, no Rio de Janeiro, foi pequeno para o III Encontro Verde das Américas, que recebeu mais de mil pessoas entre técnicos, autoridades governamentais, ONGs e estudantes da área ambiental de várias universidades brasileiras. O Encontro Verde, também chamado de Green Meeting, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de setembro e foi aberto com a entrega do Prêmio Verde das Américas. Dois auditórios lotados deram a dimensão do interesse de professores, embaixadores, deputados e diplomatas de várias nações. O III Green Meeting foi organizado pelo ambientalista Ademar Soares, diretor-presidente da Organização Ecológica Palíber. Segundo Soares, a motivação do encontro, que para 2004 está marcado também no Rio de Janeiro e será acoplado de uma grande Feira de Tecnologia Ambiental, é simples: “Os organismos internacionais não podem ignorar ou fazer retroceder as conquistas ambientais, adquiridas ao longo dos anos e que garantem ao ecossistema planetário e sua biosfera um melhor equilíbrio para a vida desta e das futuras gerações”.
Alguns recados dos palestrantes
Sarney Filho – Deputado Federal (PV-MA): “A terra mostra sinais eloqüentes de esgotamento quando à sua capacidade de oferecer os recursos dos quais dependemos para nosso atual modo de vida. Senão, vejamos, estudos recentes indicam que a degradação do solo atinge dois terços das áreas agrícolas mundiais”.
José Carlos Carvalho – Secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais: “O Brasil precisa ser vacinado contra dois grandes mitos: primeiro o da inesgotabilidade dos seus recursos naturais, gerando a cultura da abundância e do desperdício; e segundo, o mito da total hegemonia do homem sobre a Terra. O homem é apenas mais um elo na cadeia da vida… A degradação da natureza é uma guerra silenciosa e a paz também é meio ambiente”.
Cícero Augusto Bastos de Almeida – Usina Coruripe: “Nossa satisfação é grande em usar desta oportunidade, num encontro tão importante, e poder mostrar o projeto de gestão socioambiental da nossa empresa, no pontal de Coruripe, em Maceió-AL. Inúmeras artesãs aumentam a renda com a produção de peças manufaturadas, a partir da palha de ouricuri. Recebemos da Unesco o título de posto avançado da reserva da biosfera da Mata Atlântica. É nessa reserva da Coruripe que se observa, hoje, a maior incidência nativa do pau-brasil no País”.
Humberto Candeias Cavalvante – Diretor-Geral do IEF-MG: “Sinto-me honrado em apresentar neste encontro o projeto da revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco, que visa a desenvolver a capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social na comunidade. Esta iniciativa promete, em breve, transformar-se num dos mais criativos, contundentes e ousados projetos em prol da revitalização do rio São Francisco”.
Patrus Ananias – Deputado Federal (PT-MG): “É preciso estabelecer uma nova ordem nas relações internacionais. Sabemos, mais uma vez pelas lições do passado, que os direitos, seja no plano das pessoas, seja no plano dos grupos e das classes sociais, seja no plano dos povos e das nações, não caem do céu, nem brotam espontaneamente da terra. São conquistados. Duramente conquistados”.
Carta para a ONU
“Esperamos que a semente plantada no III Encontro Verde das Américas possa frutificar e contribuir para conciliar o desenvolvimento com a preservação dos recursos naturais, aumentando a sensibilidade política na solução dos diversos problemas socioambientais, em benefício do ecossistema planetário, bem como, minimizar as causas da pobreza”, afirmou Ademar Soares.
Ademar Soares, organizador do III Encontro Verde, explicou que a Carta Verde das Américas, documento final do encontro, está sendo elaborada e será divulgada ainda este mês. O documento com as conclusões do encontro será também enviado ao secretário-geral da ONU, Koff Anann, e às autoridades brasileiras e de mais 140 países.
O III Green Meeting contou com o apoio da OEA e de diversas outras instituições nacionais e internacionais, bem como da Folha do Meio Ambiente, da cidade do Rio de Janeiro e do sistema de Meio Ambiente de Minas Gerais, com patrocínio da Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Eletrobrás, Eletronuclear, Usina Coruripe, Cesbra e BNDES.
Prêmio Verde das AméricasO III Encontro Verde das Américas teve oito conferências, 18 painéis e muitos debates. Com auditório sempre lotado – da abertura, no dia 8 de setembro, ao encerramento no dia 10 – o Encontro chamou atenção pelo nível dos conferencistas e pela profundidade dos debates. Na manhã da abertura, os organizadores do encontro homenagearam 12 personalidades nacionais e internacionais pelo trabalho que fazem pelo meio ambiente, na busca de uma melhor qualidade de vida no laneta. Receberam o Prêmio Verde das Américas as seguintes personalidades e instituições:
![]() Categoria: Educação Ambiental Globo Ecologia – Canal Futura Débora Garcia da Coordenação do Núcleo de Criação, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Canal Futura | ![]() Categoria: Agenda 21 Senadora Serys Slhessarenko PT/MT. Presidente da Frente Parlamentarista para o Desenvolvimento Sustentável e apoio a Agenda 21. | ![]() Categoria: Mudanças Climáticas Gustavo Victor Necco, Natural da Argentina, Diretor do Instituto Interamericano sobre Pesquisas e Mudanças Globais. | ![]() Categoria: Recursos Hídricos Nelson da Franca Ribeiro dos Anjos, é técnico em Recursos Hídricos da Organização dos Estados Americanos – OEA |
| ![]() Categoria: Gestão Ambiental Urbana François Hainard, Professor e Diretor do Instituto de Sociologia da Universidade de Neuchâtel, na Suíça | ![]() Categoria: Desenvolvimento Sustentável Usina de Coruripe Diretores da Empresa, Victor Wanderley Montenegro Junior e Márcio Sílvio Conde de Paiva | ![]() Categoria: Diplomacia Ambiental Mitzi Gurgel Valente, Chefe da Divisão de Meio Ambiente do Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores |
![]() Categoria: Jornalismo Vimar Berna, Jornalista, escritor e ambientalista, Prêmio Global 500 das Nações Unidas para o Meio Ambiente | ![]() Categoria: Destaque Especial José Carlos Carvalho, Secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais e ex-Ministro do Meio Ambiente | ![]() Categoria: Destaque Especial Krzysztof Jacek Hinz, Embaixador da Polônia, pelos esforços de seu país para o desenvolvimento sustentável | ![]() Categoria: Destaque Especial Paulo Coelho, Diretor Executivo da FEAMA e Coordenador do Projeto Vista Alegre – Formiga-MG |