A Natureza Viva no ar

Por uma Natureza mais Viva

12 de dezembro de 2003

Depois de três anos, Radiobrás retoma parceria com o programa Natureza Viva, que volta a ser transmitido em toda Amazônia Legal

A ministra do meio ambiente, Marina Silva, também festeja a retomada do programa. “Já tive a oportunidade de participar muitas vezes do Natureza Viva e acho que agora sua volta à Rádio Nacional da Amazônia dá o novo status que ele merece, que é o de poder alcançar as várias populações de seringueiros, índios, ribeirinhos, pescadores, quebradeiras de coco e vários outros segmentos. Isso é muito importante e algo altamente fantástico”, afirma. Para a ministra, a grande contribuição do programa é tratar de meio ambiente para quem vive no cotidiano os problemas e desafios ambientais. “O Natureza Viva ganha por tirar do mais particular, do local, aonde as coisas são mais densas, e devolver para a sociedade”, conclui.


Desde 1993, o programa vem disseminando experiências de uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia. Seu sucesso foi comprovado em 1998, quando a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) realizou a primeira pesquisa de audiência na área rural da região amazônica. Todos os líderes rurais conheciam o programa e 76,7% dos entrevistados afirmaram já ter adotado, na prática, pelo menos um conceito ou informação difundidos pelo Natureza Viva. No entanto, após dois anos da divulgação desses resultados, o programa deixou de ser transmitido na Amazônia. Desde 2000, o Natureza Viva permaneceu apenas no estado do Acre, veiculado pelo Sistema Difusora de Comunicação.


Hoje, a coordentadora do programa, Mara Régia, emociona-se com sua reestréia na Rádio Nacional da Amazônia. Depois de 25 anos sintonizando a comunicaçao pelo rádio com causas ambientais e a florestania, além de reconhecida atuação pelas mulheres do Brasil, Mara acredita que a volta da transmissão do programa em toda a região amazônica é um resgate precioso. “Mais do que festejar a volta aos microfones, festejo a volta de uma parceria que nunca deveria ter sido desfeita. Dou graças à sensibilidade da nova diretoria da Radiobrás no contexto do governo Lula”, comemora. A gerente da Rádio Nacional da Amazônia, Taís Ladeira, também festeja a nova fase. Para ela, o retorno do Natureza Viva representa o cumprimento da missão da Rádio Nacional da Amazônia. “Queremos veicular programas de qualidade e com credibilidade, usando uma linguagem fácil, amiga e alegre. E nisso a Mara Régia é mestra. Para nós, foi um grande presente”, afirma.