Instituto científico lança “Projeto Hotel Ambiental”

1 de dezembro de 2003

Setor hoteleiro será o primeiro a adotar gestão de preservação do meio ambiente

No próximo dia 2 será lançado, no Sesc de São Carlos (interior de SP), o ?Projeto Hotel Ambiental?, desenvolvido pelo Instituto Internacional de Ecologia com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do AMA-USP (Grupo de Adequação Ambiental de Manufatura). A iniciativa promete revolucionar o setor hoteleiro, que poderá ser o primeiro a adotar a gestão de preservação do meio ambiente.


?Hotéis e pousadas costumam exercer influência negativa sobre o meio ambiente onde estão localizados. Quando utilizam o solo, a vegetação, a água e a energia disponível, contribuem para a escassez desses recursos naturais e acabam provocando a contaminação do ecossistema local, despejando efluentes contaminados e gerando grande produção de lixo. Conclusão: até o lençol freático acaba sendo contaminado e comprometendo a água disponível?, justifica o executor do projeto, José Galizia Tundisi, presidente do IIE.


A pesquisadora Roberta Hehl Cintra, responsável pelo desenvolvimento do projeto, diz que o projeto visa à adequação ambiental dos empreendimentos, tornando-se, também, uma preocupação comercial na medida em que o novo mercado hoteleiro se tornará mais competitivo. ?Um hotel que implanta um sistema de gestão ambiental, adquire uma visão estratégica em relação ao meio ambiente, economiza recursos e passa a ter uma inserção importante na educação de seus clientes e usuários?.


Mais de vinte cidades do Interior Paulista já estão apoiando o projeto: Águas de São Pedro, Analândia, Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Brotas, Corumbataí, Descalvado, Dois Córregos, Dourado, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itirapina, Jaú, Mineiros do Tietê, Pederneiras, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, São Carlos, São Pedro, Santa Maria da Serra e Torrinha.