I Encontro Nacional de Produção Mais Limpa

3 de dezembro de 2003

Ministra Marina Silva assina declaração da ONU e explica, em entrevista coletiva, por que reduzir desperdício na produção e no consumo é um bom negócio para todos

O reconhecimento de que as ações para melhorar o ambiente global devem incluir a adoção de práticas de produção e consumo mais sustentáveis é um dos compromissos assumidos na Declaração Internacional sobre Produção Mais Limpa da ONU, que será assinada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em nome do Governo brasileiro. A assinatura do documento fará parte da abertura do I Encontro Nacional de Produção Mais Limpa, que será realizado nesta quinta-feira, dia 27/11, no auditório do Ministério do Planejamento, em Brasília. Após a assinatura da declação, às 10h, a ministra Marina Silva participará de uma entrevista coletiva, para explicar a importância do compromisso assumido pelo Governo em parceria com o setor empresarial e a sociedade civil organizada.


Formulada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unep/Unido), a declaração vem percorrendo vários países do mundo e ganhando a adesão de governos e empresários com objetivo de implantar internacionalmente o desenvolvimento sustentável. Produção Mais Limpa significa transformar a redução do desperdício na produção e no consumo em um grande negócio para toda a sociedade.


Para a ministra Marina Silva, o I Econtro Nacional de Produção Mais Limpa representa um marco político para implementação de forma definitiva e contínua da Rede de Produção Mais Limpa no país, conforme está previsto o Plano Plunianual de 2004 do Ministério do Meio Ambiente. Marina Silva aproveitará a oportunidade para assinar portaria do MMA criando grupo de trabalho interinstitucional que passará a coordenar a gestão e implantação da estratégia nacional de produção mais limpa.


Além de ministros e técnicos do Governo Federal, participam da abertura do I Encontro Nacinal de Produção Mais Limpa representantes do setor empresarial brasileiro e da ONU, que também estarão à disposição dos jornalistas para falar sobre suas experiências no processo de implantação da produção mais limpa, no Brasil e no exterior.