Mudas e sementes de outros estados só entrarão no RJ com autorização

4 de dezembro de 2003

A partir do próximo dia 10, todas as mudas e sementes provenientes de outros estados brasileiros precisarão de Autorização de Entrada de Vegetais (AEV), concedida pela Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal, da Superintendência de Defesa Sanitária, vinculada à Secretaria estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior. A medida vale em todo o território… Ver artigo

A partir do próximo dia 10, todas as mudas e sementes provenientes de outros estados brasileiros precisarão de Autorização de Entrada de Vegetais (AEV), concedida pela Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal, da Superintendência de Defesa Sanitária, vinculada à Secretaria estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior.


A medida vale em todo o território fluminense e tem o objetivo de conter o ingresso e o avanço descontrolado de pragas agrícolas.


Para o secretário de Agricultura, Christino Áureo, a sanidade desse material de propagação vegetal depende de seu controle fitossanitário e é condição fundamental para o sucesso de empreendimentos agrícolas, tendo em vista, principalmente, a importância econômica e social dos programas de financiamento do governo.


“Este monitoramento também permitirá o aumento da qualidade e da produtividade agrícola fluminense”, disse Christino.


Os diversos núcleos de Defesa Sanitária Vegetal espalhados pelos municípios do estado já desenvolvem trabalhos de fiscalização do comércio de vegetais, seus produtos e subprodutos, e de trânsito de vegetais, bem como o controle de agrotóxicos.


Além disso, realizam a vigilância fitossanitária em propriedades rurais e desenvolve atividades na área de educação sanitária.