Transgênicos

Greenpeace encerra tour de consumidores com protesto em supermercado

5 de dezembro de 2003

Organização anunciou que três empresas Pan, Nutrimental e Mabel passaram para coluna verde do guia

O Greenpeace realizou hoje uma atividade em um supermercado em São Paulo, na qual recolheu das prateleiras diversos produtos que constam da lista vermelha de seu “Guia do Consumidor – lista de produtos com ou sem transgênicos” (1). Os ativistas entregaram os produtos à gerência do supermercado e solicitaram a sua retirada de comercialização até que os fabricantes garantam que não utilizam matéria prima geneticamente modificada em sua fabricação.


A atividade marcou o encerramento do tour de Consumidores do Greenpeace, iniciado em Brasília no Dia Mundial da Alimentação (16/10). Como resultado da crescente pressão dos consumidores, mais três grandes indústrias de alimentos – Chocolates Pan, Nutrimental e Mabel (2) – se comprometeram a garantir ao consumidor produtos livres de transgênicos e passaram para a lista verde do guia, que conta agora com um total de 30 indústrias de alimentos, que já oferecem esta garantia no Brasil.


“O comprometimento de mais estas três indústrias de alimentos mostra o potencial da mobilização dos consumidores. As empresas da lista vermelha, como a Danone e a Bauducco, que tiveram seus produtos recolhidos hoje, terão de adotar controle de transgênicos se não quiserem ficar em desvantagem na preferência do consumidor”, disse Gabriela Vuolo, assessora da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.


A Campanha de Consumidores da organização visitou capitais de seis Estados brasileiros (3) para a realização de atividades e a promoção do site Consumidores em ação. Este site, que continuará funcionando após o encerramento do tour, possui informações básicas sobre o assunto e propostas de atividades que os consumidores podem realizar para participar e fazer com que o Brasil continue sendo um país livre de transgênicos.


“Enquanto o governo não conseguir garantir o direito à informação do consumidor, através da fiscalização da lei rotulagem pelas indústrias, o “Guia do Consumidor” continua sendo a principal referência para os consumidores que desejam evitar o consumo de transgênicos e obter informações básicas sobre o assunto”, afirmou Gabriela.


O Guia do Consumidor, que já está em sua terceira edição, é composto por duas colunas: na verde estão os produtos de empresas que garantem não utilizar transgênicos, e na coluna vermelha estão os produtos de indústrias de alimentos que não oferecem esta garantia. Desde a publicação da última edição do Guia, em maio de 2003, foram distribuídas mais de 135.000 cópias impressas e foram realizados em torno dede 300.000 downloads no site da organização (http://www.greenpeace.org.br)