Tocantins: José Alencar discute transposições em Palmas
12 de dezembro de 2003Governador Marcelo Miranda: a transposição das águas da bacia do Tocantins irá ajudar muitos nordestinos e brasileiros
José Alencar parabenizou a iniciativa do governador em ajudar a acabar com a seca no Nordeste e disse que o Tocantins é um exemplo a ser seguido. “Há determinadas águas que são abençoadas. Eu creio que todo o Brasil precisa tomar das águas do Tocantins”, falou, bastante aplaudido. O vice-presidente elogiou ainda o trabalho do ex-governador Siqueira Campos realizado no Tocantins e em Palmas. “Esta é a primeira vez que visito o Estado e estou impressionado como a Capital mais nova do País que em pouco tempo se tornou uma das mais belas”, acrescentou.
Sobre o Programa São Francisco, José Alencar garantiu que não é um projeto acabado. “Vamos discutir todos os pontos do plano com bastante transparência”, afirmou.
De bacia para bacia
Para o vice José Alencar ?como o rio São Francisco tem pouca água imaginou-se tomar algum empréstimo da Bacia do Rio Tocantins?. Então através do PTTO – Projeto de Transposição das águas do Rio Tocantins será retirado de seus afluentes, um determinado volume de água da bacia do Tocantins que irá ser transferido, para a Bacia do São Francisco.
Antes de terminar sua exposição, o vice-presidente da República fez uma profissão de fé no mais novo estado da Federação: ?O Tocantins que nasceu ontem, numa região que não tinha grande presença em termos de obras e grandes potencialidades, é uma prova de que o Brasil pode. E quem duvidar disso é só vir conhecer Palmas e percorrer esse estado para entender do que o brasileiro é capaz?.
Tocantins participa de encontro de ONGs
Pela Secretaria de Estado e da Ação Social e da Fundação Cultural, o estado do Tocantins participou do FIOO 2003 – Fórum Internacional de Oscips e Ongs.
O Tocantins foi representado por Marli Miranda, representante da secretária de Trabalho e Ação Social, Dulce Miranda. O evento, aberto pela ministra da Ação e Promoção Social Benedita da Silva, terminou no dia 13 de setembro. A presença do Tocantins foi importante para conhecer melhor o terceiro setor e levar ao conhecimento das ONGs os pontos onde elas poderiam atuar no estado.
O Estado do Tocantins levou ao encontro um vídeo desenvolvido pela Fundação Cultural mostrando que além de belezas naturais abundantes, o Jalapão tem uma população bastante necessitada. Além do vídeo foi realizada uma pesquisa na região para fazer um mapeamento social.
A Secretaria da Ação Social está mostrando o caso específico do Jalapão por acreditar na necessidade de se investir na comunidade local, por meio de educação ambiental e treinamento, para tornar a exploração turística da região sustentada e mais eficiente.
O Jalapão é uma das regiões mais belas do Centro-Oeste, onde a natureza tem uma exuberância ímpar.
O objetivo é fortalecer o ecoturismo no Jalapão, pois ao tempo que a atividade pode minorar o estado de miséria em que se encontram os habitantes da área, vai ajudar na sua preservação e na criação de empregos.