Petróleo

Brasil discute a gestão das indústrias de petróleo e a sua responsabilidade social

29 de janeiro de 2004

Meio ambiente foi tema na pauta de debates do 17º Congresso Mundial de Petróleo,


Todas as indústrias, centros de pesquisa e comércio ligado ao setor do petróleo do mundo inteiro se encontraram no Rio de Janeiro, entre 1ª e 5 de setembro, para debater o desenvolvimento de novas tecnologias que aumentem a produtividade das empresas petrolíferas e permitam o desenvolvimento sustentável dos povos. Foi o 17ª Congresso Mundial de Petróleo, o mais importante evento mundial do setor. “Pela primeira vez, a indústria petrolífera debateu a responsabilidade das empresas de petróleo no gerenciamento de seus negócios, visando promover o desenvolvimento sustentável da sociedade”, afirmou o presidente da Petrobras, Francisco Gros, que também é o presidente do Comitê Nacional Brasileiro do Congresso Mundial de Petróleo.
Dos quatro blocos do Congresso, um foi dedicado ao debate da responsabilidade social corporativa. Além de seis fóruns, dez sessões e três apresentações técnicas, este bloco apresentou a plenária “O Negócio Petróleo e a Responsabilidade Social: Ganhando Reputação e Construindo Competitividade”, com vários conferencistas: Rilwanu Lukman, presidente da Opep, Egyl Myklebust, presidente da Norsk Hydro e SAS, e Abdallah S. Jum’ah, CEO e presidente da Saudi Aramco. A plenária foi presidida por Eleazar de Carvalho Filho, presidente do BNDES. Houve ainda um debate, com a presença da primeira-dama do Brasil, a antropóloga Ruth Cardoso, onde se discutiu as questões estratégicas da indústria petrolífera e o desenvolvimento sustentável.


Participação das ONGs
Para aprofundar a discussão, paralelo ao evento, houve um evento específico: a Arena de Responsabilidade Social do 17º Congresso Mundial de Petróleo.
Parceiros da indústria do petróleo e da sociedade civil, representada por ONGs, apresentaram seus projetos e ações na área da responsabilidade social e promoveram o debate do assunto em mesas-redondas, palestras e talk shows.
Mais de três mil executivos de 100 países participaram da 17ª edição do Congresso Mundial de Petróleo.