MMA inicia curso de educação a distância
17 de fevereiro de 2004Segunda edição do curso gratuito busca capacitar técnicos, funcionários de prefeituras e integrantes de ONGs para as questões ambientais
|
Capacitar é sempre um processo complicado, explica a diretora do Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA), Ana Lúcia Leite, onde são necessários recursos, sobretudo, humanos. O Ministério do Meio Ambiente optou por uma capacitação a distância, porque a pessoa enquanto está sendo capacitada pode dar continuidade às atividades de trabalho e utilizar o tempo disponível para estudar. Com isso, o aluno, após passar pela avaliação final, estará pronto para trabalhar com Educação Ambiental.
A novidade do curso, esse ano, é que foram oferecidas 15 mil vagas e houve uma readaptação do material didático. No ano passado, os alunos trabalharam com quatro livros, produzidos por técnicos e professores e voltados para as questões ambientais. Esses livros tratam do histórico da legislação em Educação Ambiental, abordam a legislação ambiental brasileira, os problemas ambientais e perspectivas, com uma conceituação ampla sobre os aspectos ecológicos, educação formal e não-formal. Para essa edição, foram feitos alguns ajustes no material didático, em função, inclusive, de avaliações e sugestões dos próprios alunos, e da inclusão de novos temas, como, por exemplo, a questão da gestão dos recursos hídricos, com a criação da Agência Nacional de Águas.
“Tivemos o cuidado de não dirigirmos o trabalho para um tema específico, como lixo, reciclagem ou energia, exceto água. Ampliamos o universo porque queremos que o aluno entenda o meio ambiente sob o ponto de vista da complexidade ambiental. Ele também deve ser capaz de identificar e atuar na problemática ambiental que existe onde vive”, sustenta Ana Lúcia Leite.
Todo o material didático dos alunos será encaminhado pela ECT. Cada kit personalizado contém cinco livros, um caderno de exercícios e uma fita, denominada vídeo-aula motivacional. Além disso, os alunos terão à disposição três outros vídeos oferecidos pelo Ibama. No final, se concluídas todas as etapas, os participantes receberão certificado, que corresponderá a um curso com duração equivalente a 180 horas, aproximadamente três meses. O término das atividades está previsto para 10 de janeiro de 2002.
Mais informações: http://www.mma.gov.br, clicar em Educação Ambiental