Goiás ganha apoio de Furnas para educação e cultura
17 de fevereiro de 2004Luiz Carlos Santos e Marconi Pirilo assinam convênios que beneficiam Saneago, Universidade Federal de Goiás e Celg
|
Natureza da Paisagem em Serra da Mesa – Durante o encontro no Palácio das Esmeraldas, foi assinado um protocolo de intenções entre a empresa e o governo de estado de Goiás, para a implantação do programa de educação ambiental “A Natureza da Paisagem – Energia: Recurso da Vida”. O acordo prevê a implementação do projeto nos municípios localizados nas áreas de influência nos reservatórios das usinas de Itumbiara, Serra da Mesa e Corumbá.
O programa “A Natureza da Paisagem – Energia: Recurso da Vida”, uma parceira entre a Furnas e o Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica da Procel, visa capacitar e fornecer ao professor multiplicador diversas informações e sugestões de atividades em sala de aula, para economizar energia. Dados aferidos em outras áreas onde o programa foi implantado indicam que cada professor capacita cerca de 90 alunos, ao passo que cada aluno pode economizar 7KWh/mês.
Mais informações: (21) 2528-4433
Natureza da Paisagem em Mato Grosso
|
No ano passado, o programa “A Natureza da Paisagem – Energia: Recurso da Vida” em Mato Grosso aliou-se ao programa REMANSO para atender os municípios de Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Nobres e Cuiabá. Foram capacitados 235 professores, o que representa alcançar 18.800 alunos.
Em 2001, este número está sendo superado, com a inclusão de outros municípios como: Jangada, Acorizal, Várzea Grande e Rosário Oeste. E a esta marca somam-se novas turmas de escolas estaduais dos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, chegando a um total de 320 professores (25.600 alunos atingidos).
Durante o Curso de Capacitação dos Professores, os alunos participam de atividades lúdicas e culturais, com uma turma de monitores treinados no Combate ao Desperdício de Energia, ajudando assim o trabalho do professor em sala de aula.
Para completar a capacitação, Furnas desenvolveu o Prêmio de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica “De Olho no Futuro” em cada cidade, visando a estimular as crianças para questões de preservação do meio ambiente e conservação de energia. Os desenhos premiados são utilizados por Furnas para divulgação.
A previsão para este ano é receber 900 trabalhos, o que representa cerca de 13.000 alunos mobilizados, superando os 271 trabalhos recebidos no ano 2000.
Treinamento em Marília – O Programa ?Natureza Paisagem? também está em São Paulo. Mais de 150 professores de escolas municipais e estaduais de Marília (SP) participaram do curso de capacitação. A iniciativa é mais uma etapa do projeto Cidade Eficiente – Energia, que pretende mobilizar cerca de 20 mil moradores do bairro de Vila Nova sobre a importância do uso racional de energia elétrica e preservação do meio ambiente.
O objetivo do curso, ministrado pelo engenheiro de Furnas Sady Castor Sobrinho, é transmitir aos professores conhecimentos sobre conservação de energia e respeito ambiental, transformando-os em agentes multiplicadores da informação na sociedade. Os professores que participaram do treinamento recebem material didático-pedagógico fornecido pela empresa. “Em nove anos de carreira este foi o melhor curso de capacitação de que participei”, afirmou Maria Cristina Manduca, professora da EMEI – Príncipe Mikasa.
O coordenador pedagógico da Escola Estadual Bairro Palmital, Gilmar Martins, também achou válida a iniciativa de Furnas. “Com essa crise de energia, este curso veio enriquecer nossos conhecimentos”, concluiu.