O homem da floresta
10 de fevereiro de 2004Do alto do rio Juruá à Presidência do Ibama
Marcus Barros
Nascido na floresta do alto do rio Juruá, no Amazonas, em 1947, o médico Marcus Barros chega à presidência do Ibama após desenvolver um amplo trabalho em benefício da saúde e das tradições da região Norte do país, reconhecido no Brasil e no exterior. Aliás, no próximo mês, Marcus Barros recebe comenda do Rei da Espanha como destaque na defesa do meio ambiente.
Barros é especialista em doenças tropicais, relacionando-as às condições ambientais em que vive a população, com mestrado em Leishmaniose Visceral e especialização em Medicina Tropical pela Universidade de Nagasaki, no Japão.
Ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde ingressou por concurso em 1975, exerceu mais de dez cargos de chefia, participa de bancas e comissões examinadoras no Brasil e exterior e é membro da New York Academy of Science.
Marcus Barros chega ao Ibama atendendo convite pessoal da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, companheira desde a época dos seringais, no Acre. Literatura é o seu hobby e, na gastronomia, o prato principal é o peixe, mais ainda quando saboreado com pirão e farofa de banana nas barrancas de rio. Especialmente do rio Juruá, onde nasceu. É casado com a jornalista gaúcha, Isane Barros, e tem quatro filhos.
Sandra Charity
A dama do WWF Brasil
A convite da ministra Marina Silva, Roberto Messias deixou o WWF-Brasil e voltou a Belo Horizonte para assumir Superintendência do Ibama de Minas Gerais.
A brasileira Sandra Charity Lyster foi, então, convidada pelo presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Mário Frering, para assumir, interinamente, a Secretaria-Geral do WWF-Brasil, que tem sede em Brasília.
Sandra Charity é do meio. Tem uma longa relação com a causa ambiental e com o próprio WWF. Conhece profundamente o mundo, o Brasil e o setor. Ela já foi a chefe do programa para América Latina do WWF-Reino Unido e vai estar à frente do WWF-Brasil enquanto acontece o processo de escolha do novo secretário-geral.
Veterinária, formada pela USP, com mestrado em Conservação de Recursos Naturais, Sandra Charity integrou a equipe técnica do WWF-Brasil de 1992 a 1995. Mesmo depois de se mudar para a Inglaterra (seu marido é inglês) onde passou a trabalhar para o WWF-Reino Unido, ela continuou colaborando efetivamente com o trabalho executado no Brasil. Em 2000, Sandra esteve no escritório do WWF-Brasília, planejando e desenvolvendo o Programa de Água Doce, já totalmente implementado. O programa mostra como atuar, a importância do trabalho de conscientização pública e das parcerias a serem desenvolvidas para preservação da água doce.
A quem interessar possa: no período em que Sandra Charity estiver respondendo pelo WWF-Brasil, prossegue a seleção para a vaga de secretário-geral, cuja descrição de função pode ser vista no site www.wwf.org.br O envio de documentação deve ser feito para [email protected].