Projeto Golfinho adota crianças carentes do DF

17 de fevereiro de 2004

Ministro Carlos Melles conhece projeto que ensina natação para crianças carentes de Samambaia e Caesb vai estender o ?Golfinho? para outras Cidades Satélites

 






Fotos: Marcos Peixoto



Fernando Leite fala durante o lançamento do Projeto Golfinho, na solenidade que contou com a presença da Secretária de Educação Eurides Brito, do Secretário dos Esportes, Agrício Braga, do Diretor Regional do Senai, Joviano Pereira Neto, e do Secretário da Ação Social, Gustavo Ribeiro 



Crianças carentes do ?Projeto Golfinho? aprendem técnicas de natação


Atenção ao Meio Ambiente – Segundo o presidente da Caesb, Fernando Leite, pelo projeto as crianças terão oportunidade de aprender natação, em associações conveniadas com a empresa, além de orientações sobre preservação do meio ambiente, cuidados sanitários com a saúde e apoio complementar para as suas atividades escolares.


“O projeto se insere nas ações de Responsabilidade Social da Caesb e será implantado progressivamente, começando por Samambaia e depois estendido para todas as cidades satélites”, explica Fernando Leite. A primeira turma foi de 36 crianças, sendo 18 filhos de empregados da empresa e outras 18 indicadas pelas entidades de assistência social do DF. Elas ficam sob a responsabilidade da Caesb às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8:00 às 11:00 horas. 


Como participar – Para participar do “Projeto Golfinho” as crianças devem estar cursando entre a 1ª e 4ª série do ensino fundamental e não ter restrições de saúde para prática de esportes. Os selecionados passam por exames médicos e odontológicos antes da efetivação da matrícula.


Segundo o presidente da Caesb, o “Projeto Golfinho” significa “uma contribuição da empresa no processo de resgate da cidadania dessas crianças, retirando-as das ruas e oferecendo desafios e conhecimentos para o seu crescimento individual dentro da sociedade”. Ainda para Fernando Leite, a Caesb vem adotando um novo conceito de “empresa socialmente responsável, que age dentro de princípios éticos elevados, com condições seguras e saudáveis de trabalho, incentivando o crescimento humano e profissional de seus empregados, sem agressões ao meio ambiente, além de comprometimento com programas voltados para futuro da comunidade e sociedade em geral”.


Educação – Além da prática da natação, em seus diferentes estilos e acompanhamento pedagógico, as crianças ganham um jogo de uniforme completo, com touca, sunga/maiô, toalha, abrigo, camiseta, boné, prancha e bolsa. As crianças de Samambaia têm transporte de ida e volta, acompanhadas de instrutor. O Sesi fornece um lanche matinal à base de cereais, no início e no intervalo das atividades. A Secretaria de Educação está disponibilizando dois instrutores de natação e 1 professor para as atividades de apoio aos trabalhos escolares das crianças. A Caesb coloca um técnico à disposição para as orientações sanitárias e ambientais. 


O “Projeto Golfinho” deverá estar implantado em pelo menos 50% das Regiões Administrativas do DF até o final de 2002. Tem, ainda, como finalidade, incentivar a formação inicial de atletas que possam, futuramente, participar de competições nacionais e internacionais de natação.


Mais informações:
(61) 325 7117