Conheça os vencedores

17 de fevereiro de 2004

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em solenidade realizada dia 10 de agosto, em São Paulo, divulgou os vencedores da 2ª edição do Prêmio Ambiental Von Martius


Categoria Humanidade 


1º lugar – Transformando o lixo em moeda social
(Organização: Instituto Recicle Milhões de Vidas)
O primeiro lugar na categoria Humanidade ficou para o Projeto Recicle Milhões de Vidas, uma idéia simples da médica Emilia Gadelha, que em 1998 começou a captar recursos para atividades sociais a partir da reciclagem do lixo. Entre 1998 e 1999, a idéia ganhou adeptos e conseguiu promover a reciclagem de 375 toneladas de materiais. 


2º lugar – Plano Piloto de Agricultura Ecológica Para a Região Centro-Serra RS
(Organização: ASCAR – RS)


3º lugar – Programa SEBRAE de Gestão Ambiental
(Organização: SEBRAE/DF)


Categoria Natureza


1º lugar – Pólos de Ecoturismo do Brasil
(Organização: Terra Planejamento e Projetos S/C Ltda., em parceria com o Instituto de Ecoturismo do Brasil e Embratur)
No início da década de 90, o turismo relacionado a valores naturais já aparecia como uma forte tendência. Segundo inúmeras pesquisas, este setor , que mais gera empregos em todo o planeta, estaria cada vez próximo da natureza. No Brasil a Embratur tratava de definir uma Política Nacional de Ecoturismo, para melhor aproveitar o potencial ecoturístico do país. No entanto, faltavam informações de base e o ecoturismo vinha se desenvolvendo de maneira rápida e desorganizada. Para resolver este problema, em 1997, a Embratur assinou um convênio com o IEB – Instituto de Ecoturismo do Brasil, para a realização de uma pesquisa de campo para conhecer, avaliar e delimitar os recursos das principais regiões do país com potencial para a prática do ecoturismo.


2º lugar – Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal Mato Grosso
(Organização: Ecotrópica – Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos)


3º lugar – Valorização e Preservação de Fragmentos da Mata Atlântica 
(Organização – Individual: Gert Roland Fischer )


Categoria Tecnologia 


1ª lugar – Agenda 21 Cetrel
A teoria ecológica transformada em prática empresarial
(Organização: Cetrel S.A.)
A Cetrel S.A. Empresa de Proteção Ambiental é a primeira do País a ter a sua Agenda 21 implantada, apresentando indicadores que operacionalizam os 23 capítulos aplicáveis da Agenda 21 Global proposta pela ONU — Organização das Nações Unidas – em 1989 e aprovada pela comunidade internacional na Eco-92, do Rio de Janeiro. Não fosse pela qualidade intrínseca do trabalho e pelas inúmeras certificações ambientais já conquistadas, bastaria este fato para qualificá-la em primeiro lugar no Prêmio Ambiental von Martius. 


2º lugar – Geoprocessamento no Levantamento da Vegetação e no Suporte ao Gerenciamento das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo
(Organização: Instituto Florestal)


3º lugar – Recuperação de Áreas Degradadas com Espécies Vegetais associadas a microorganismos
(Organização: Centro Nacional de Pesquisa em Agrobiologia da EMBRAPA)


Mais informações: (11) 5181-0677