Brasil faz da Semana do Meio Ambiente

10 de fevereiro de 2004

Governos, ONGs, empresas se dão as mãos pela preservação, pela qualidade de vida e pela paz

 

 

Tudo começou com a Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em junho de 1972, em Estocolmo-Suécia, promovida pela ONU. Desde então, nasceu o conceito de desenvolvimento sustentado e a semente da conscientização ambiental começou a ser plantada na cabeça e no coração dos habitantes da Terra. Para marcar a retomada de um desenvolvimento equilibrado, da luta para diminuir o desperdício e do esforço para reutilização de matérias primas, a ONU fez da data do encontro de Estocolmo – 5 de junho – uma data especial: o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data que marcasse um novo tempo de aprendizagem pela melhor qualidade de vida, menos uso e abuso dos recursos naturais e de uma busca incessante pelo fim do individualismo para dar lugar à solidariedade. A defesa do meio ambiente, o fim do consumismo exarcebado, o combate às drogas, a recuperação de áreas degradadas e, sobretudo, a erradicação da pobreza são ações do Estado e da sociedade que devem ser desenvolvidas de forma prática, sem se descuidar dos princípios dos direitos e dos deveres que regem a vida civilizada. Duas boas notícias importante de destacar: primeiro é que o Dia Mundial do Meio Ambiente deu lugar a toda uma Semana do Meio Ambiente. E até mais: hoje durante praticamente todo o mês de junho estão sendo feitas comemorações e reflexões sobre a data; e, segundo, estas comemorações vão além das iniciativas dos governos estaduais e municipais, das ONGs e das escolas. A iniciativa privada também está incorporando uma série de trabalhos e atos com clientela e funcionários, começando a participar ativamente desta luta sócioambiental.

 

Câmara França-Brasil nas comemorações do Meio Ambiente

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) realizou encontro com o dr. Walter Hellmeister, chefe do departamento jurídico da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb, sobre "O Papel da Cetesb no Controle da Poluição Ambiental no Estado de São Paulo".

Entre os assuntos abordados estão os principais desafios que a companhia tem enfrentado em relação ao desenvolvimento sustentável, além do cenário jurídico da Lei de Crimes Ambientais. O evento será realizado das 8h30 às 10h, na sede da entidade (R. Dr. Fernandes Coelho, 85 – 1ª andar – telefone: (11) 3097-8166, São Paulo).

A CCFB reúne cerca de 700 empresas no Brasil, que empregam 150 mil funcionários e faturam aproximadamente US$ 25 bilhões por ano. Na França, a CCFB é membro da União de Câmaras Francesas de Comércio e Indústria no Exterior e trabalha em colaboração com as câmaras de comércio e indústrias locais. A CCFB integra, ainda, o Conselho das Câmaras de Comércio da União Européia.

 

SP lança inventário de áreas reflorestadas de SP

A Sociedade Brasileira de Silvicultura participou do lançamento do Inventário Florestal das Áreas Reflorestadas do Estado de São Paulo, realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O inventário considera as regiões com eucaliptos e pinus no Estado de São Paulo e foi desenvolvido pelo Instituto Florestal, com apoio e parceria da Fapesp – Projeto Biota, da SBS e do Sebrae.

A SBS participou também do I Fórum Ambiental – Floresta Produtiva e Meio Ambiente, realizado pela International Paper do Brasil no Parque Florestal São Marcelo, Mogi Guaçu. O objetivo do evento foi apresentar e discutir as ações que têm sido realizadas pela empresa em suas diversas unidades no país nas questões relacionadas com educação ambiental, desenvolvimento tecnológico, projetos comunitários, recomposição de matas nativas e legislação ambiental. Continua na página 08

 

Kaiser: fábricas promovem ações pelo ambiente

A importância de se valorizar e preservar o meio ambiente foi divulgada intensamente durante toda a semana nas fábricas da Cervejarias Kaiser do Brasil. Todas as unidades fabris, num total de 13, espalhadas pelas quatro regiões do país, debateram diversos assuntos para marcar a passagem da Semana de Meio Ambiente.

Foram palestras sobre diversos temas, plantio de mudas e exposições de materiais recicláveis. O destaque foi um desfile de modas, com peças resultantes de reciclagem de resíduos que aconteceu na unidade de Pacatuba, no Ceará, em 5 de junho, dia em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para João Rodrigues, consultor Coorporativo de Gestão Ambiental da Kaiser, a cada ano tem aumentado o número de empresas que realizam atividades especiais nesta semana, fato que vem contribuindo para a melhoria da consciência ambiental de toda população. "Na Kaiser, já realizamos eventos muito criativos e importantes desde 2000".

O tema meio ambiente é destaque no dia-a-dia da empresa. No final do ano passado, após passar por uma auditoria do BVQI (Bureau Veritas Quality International) – um organismo internacional de prestação de serviços, fundado em 1828, cuja missão é agregar valor econômico aos clientes, ajudando-os no gerenciamento eficaz de assuntos ligados a qualidade, segurança e meio ambiente, a primeira fábrica da Kaiser, em Jacareí, foi certificada nas normas OHSAS 18001, de Segurança e Saúde no Trabalho, e ISO 14001, sobre questões ambientais.

 

Grupo Orsa comemorou com plantio de árvores e ações de reciclagem

A unidades Paulínia e Nova Campina do Grupo Orsa prepararam uma série de iniciativas para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades durante toda semana para conscientizar colaboradores e as comunidades vizinhas sobre os cuidados com a natureza.

O Grupo Orsa é o terceiro maior produtor brasileiro de papel e papelão ondulado e atua também nos segmentos de embalagens e produção de celulose.

O premiado programa "Reciclando na Escola" é outro exemplo dessa preocupação, promovido em conjunto pela unidade Paulínia do Grupo Orsa e pelas secretarias do Meio Ambiente e de Educação e Cultura do município. Em 1999, quando foi implantado, teve participação de 15 escolas e 7,5 mil alunos. Em 2001, o programa envolveu 37 escolas e 13,1 mil alunos.

A iniciativa conta com o trabalho voluntário de 30 funcionários da unidade de Paulínia, que realizam palestras nas escolas, enfatizando a importância da reciclagem para o meio ambiente. Em seguida, as escolas recebem gratuitamente do Grupo Orsa a instalação de caçambas para coleta de materiais a serem reciclados (papel, plástico e alumínio). Além dos alunos, o programa conta com a participação dos familiares, que trazem de suas casas materiais antes eram jogados em terrenos baldios ou levados para o aterro municipal.

Periodicamente, todo o material é recolhido por caminhões e levado até a unidade Paulínia da Orsa, onde é pesado e revertido em pontos, que dão direito a prêmios para a escola, como computadores, copiadoras e filmadoras.

 

Renault promoveu Semana do Meio Ambiente no Complexo Ayrton Senna

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Renault do Brasil realizou a 1ª Semana Renault do Meio Ambiente. O evento contou com o lançamento da nova Política de Meio Ambiente da montadora, a montagem de exposições sobre preservação do meio ambiente, a inauguração de áreas de lazer e a realização de uma corrida de rua aberta à comunidade.

O ponto alto da semana foi a apresentação da Política de Meio Ambiente da Renault, que traz os princípios do grupo para a preservação da natureza, o respeito à comunidade e a prevenção contínua da poluição. Segundo Marc Nassif, diretor da Fábrica de Veículos Utilitários da Renault, as novas diretrizes foram formuladas a fim de padronizar os procedimentos de gestão ambiental nas três unidades fabris do Complexo Ayrton Senna. "O objetivo é dar continuidade aos preparativos para a certificação ISO 14001 de todo o Complexo no primeiro semestre de 2003", explica.

A certificação ambiental ISO 14001 vem sendo buscada pela Renault à medida que cada etapa da planta industrial em São José dos Pinhais (PR) é concluída. Desde a sua concepção em 1996, a unidade foi projetada para a proteção da natureza, além de ser dotada de procedimentos que previnem a poluição e preservam os recursos naturais.

A Renault está implementando no Brasil o plano de gestão ambiental traçado pelo grupo, com fábricas modernas, não-poluentes e ecologicamente corretas. O Complexo Ayrton Senna foi construído em uma área anteriormente utilizada para pastagem, preservando as reservas naturais ao seu redor. Atualmente, 60% dos 2,6 milhões de metros² ocupados pela Renault abrigam matas, nascentes e várias espécies de animais e de plantas.

A Renault tem adotado não só medidas de preservação, mas também de melhoria do meio ambiente. Assim, no último ano, providenciou o plantio de 10 mil mudas de árvores nativas, como araucária, cedro-rosa, bracatinga, pitangueira e araçá em todo o complexo.

Na Renault, cerca de 90% dos resíduos produzidos pela empresa são reciclados. Parte da madeira eliminada no processo industrial é doada para a Fundação de Ação Social de Curitiba, que a utiliza na construção de casas populares. Os resíduos plásticos são reciclados e transformados nos mais diversos produtos, como pedais de bicicletas, cadeiras, sacos de lixo. Já os efluentes vão para um sistema de tratamento físico-químico antes de seguirem à estação de tratamento da Sanepar.

 

Associação de Engenharia Automotiva discutiu inspecção veicular

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva organizou, em São Paulo, encontro para discutir os avanços tecnológicos da indústria automobilística e as medidas governamentais, como a nova fase do Proconve, que irá impor limites ainda mais rigorosos, visando a preservação do meio ambiente. Mas, o principal assunto abordado foi a Inspeção Veicular. "O Proconve e os avanços tecnológicos só terão significado se a inspeção for implantada, pois fará com que os motoristas mantenham seus veículos em ordem, atendendo às especificações do Programa. Há anos, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva vem dando apoio ao Governo na tentativa de viabilizar sua implantação, mas até agora nada de concreto foi conseguido", explica José Edison Parro, presidente da AEA.

O evento teve o patrocínio da Anfavea, Robert Bosch, Delphi, TRW, Petrobras, Afeevas (Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul) e Magnetti Marelli.

Inspecção veicular

Desde a implantação do Proconve, em 1987, atingiu-se uma redução de 97% da emissão de poluentes. Segundo o coordenador do Proconve, Paulo Cesar Macedo, antes do programa, a emissão média de monóxido de carbono por veículo era de 54 g/km, hoje essa emissão é de 0,7 g/km. "Mas uma meta não foi alcançada, a implementação em todo o País dos programas de inspeção de emissões, que certamente contribuirão para a manutenção dos níveis de emissões homologados", explica Macedo.

A implantação da Inspeção Veicular é uma das medidas do Código de Trânsito Brasileiro, sancionado em 1997, que prevê uma vistoria técnica periódica das condições de segurança e das emissões dos veículos.

Além de melhorar a qualidade do ar, a Inspeção Técnica Veicular é imprescindível para que as vias públicas se tornem locais seguros para a população. No Brasil, atualmente, acontecem cerca de 40 mil mortes no trânsito por ano, que representam 10% de todas as mortes no trânsito em todo o mundo. "A Inspeção Veicular e a renovação da frota ajudariam a reverter esse quadro. Soma-se a isso a melhoria das vias públicas e, com certeza, o Brasil pode vir a ser um país com ruas mais seguras", explica dirigente da Anfavea.

 

Brasília promoveu palestras e exposições educativas

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, em Brasília, foi no auditório do Ibama, com a presença do secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Pestana e do presidente do Ibama Rômulo Barreto de Mello. A solenidade contou com apresentação do coral do Grupo Ecoar e ao final os participantes fizeram uma visita à exposição temática sobre Licenciamento Ambiental montada nas dependências do Instituto.

Foram apresentandos carros (BMW, Mercedes Bens, Pollo e Doublé), com a realização de testes e demonstração dos procedimentos técnicos do Programa de Controle de Emissão de Poluentes Veiculares (Proconve), incluindo um veículo Doublé confeccionado em vidro.

Houve também exposição de motos, com demonstração e aferições sobre o Programa Silêncio. Maquetes de empreendimentos licenciados pelo Ibama, compreendendo termoelétricas, ferrovias, hidroelétricas, hidrovias e outros. Aquários demonstrativos, contento peixes em ambientes naturais e outros em ambientes com materiais em estado de decomposição, como vidros, plásticos, latinhas de cerveja, papel e madeira.

O jornalista Silvestre Gorgulho, da Folha do Meio Ambiente, ao centro, apresenta para os estudantes de comunicação das faculdades do DF o jornalista norte-americano Peter Lord. Na foto, à esquerda, a diretora do Ibama Sandra Klosovski e o presidente do Ibama Romulo Mello. À direita, Peter Lord e o Adido de Imprensa da EUA, Terry Davidson

Palestra de Peter Lord

Com a participação da Folha do Meio Ambiente e apoio da Embaixada Americana, foi realizada uma palestra com o tema "O Jornalismo e a Responsabilidade Social sobre o Meio Ambiente". O palestrante, Peter Lord, professor de Comunicação norte americano, é fundador da Associação Norte Americana de Jornalismo Ambiental e considerado um dos mais importantes jornalistas da área ambiental dos Estados Unidos. A palestra foi para estudantes de comunicação das universidades do Distrito Federal.

Também houve uma exposição sobre o Prevfogo, Proarco e Rio São Francisco. A exposição do Prevfogo contou com a mostra de quatro veículos (Rodo-fogo e caminhonetes com antenas de Autotrac), mostra do Grupo de Brigadistas uniformizados e com os equipamentos de combate ao fogo, entre outros. No mesmo local, em um outro telão, foi apresentado o Projeto de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que vai mostrar as ações desenvolvidas e implementadas pelo Governo Federal no Rio São Francisco.

 

Carrefour comemora com plantio de mudas e exposições

Todos os supermercados do Grupo Carrefour e Champion do País comemoraram o Dia Mundial do Meio Ambiente com o plantio de mudas de árvores, exposições, concursos e o lançamento do barco ecológico, que transportará peixes frescos de Santa Catarina para as lojas da rede. O barco ecológico tem a parceria da Universidade de Santa Catarina no trabalho de análise das águas. Os peixes serão pescados por uma equipe especializada em controle de água e em higienização e que utilizará redes de malha que impedem a pesca predatória. A tripulação do barco ecológico também foi treinada para atender os padrões de qualidade do grupo.

Para marcar a data, o Carrefour abriu espaço para as ONGs mostrarem seu trabalho de preservação ambiental. Participaram 76 ONGs, entre elas a Fundação SOS Mata Atlântica e o Projeto Tamar de proteção às tartarugas. Parte da renda obtida com a venda de produtos que têm o selo Garantia de Origem, será revertida para a SOS Mata Atlântica. O dinheiro auxiliará o desenvolvimento de projetos de educação ambiental para crianças e adolescentes.

Dentro de sua política ambiental, o Grupo Carrefour também está destinando 15.200 hectares de suas fazendas ao Ibama, para abrigar animais em extinção e aqueles capturados pela Polícia Florestal. Em Mato Grosso são duas fazendas, em Tangará da Serra e Juruena e, na Bahia, são quatro, no município de Casanova.

 

APA Petrópolis na Semana do Meio Ambiente

A APA Petrópolis participou com várias atividades para marcar a data e o Dia Municipal de Defesa e Valorização do Meio Ambiente, recentemente criado pela municipalidade. Além da distribuição de Mapas de Vegetação da APA para escolas da rede municipal de ensino a APA Petrópolis também participou do evento Serra Ativa 2002, que aconteceu de 12 a 16 de junho. Foram atividades educativas e artísticas voltadas para a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.