Garrido assume MMA

13 de fevereiro de 2004

Sarney Filho tirou férias e José Carlos Carvalho, interino, viajou para reunião da OEA

O ministro Sarney Filho, do Meio Ambiente, que deve deixar o ministério em março, tirou o mês de fevereiro para fazer uma avaliação de seu trabalho, reorganizar sua força política no Maranhão e descansar. Dia dois de fevereiro, o secretário-Executivo do MMA, José Carlos Carvalho, assumiu a Pasta como ministro interino. Mas, dia 8 de fevereiro, José Carlos Carvalho viajou para Washington, onde participou, de 9 a 12, da 3º Reunião da Comissão Interamericana de Desenvolvimento Sustentável da OEA. Temas em pauta: saúde e educação, agricultura sustentável, cidades e comunidades sustentáveis, energia e minerais e recursos hídricos e áreas costeiras.


Segundo técnicos da OEA, o encontro teve importância estratégica na área de recursos hídricos, pois os ministros discutiram a cooperação dos países latino-americanos para gestão compartilhada da água.


A discussão é oportuna e pode evitar futuros conflitos, pois as principais bacias hidrográficas são compartilhadas entre países diferentes, servindo até mesmo como divisão geo-política na marcação de fronteira.


Dos Estados Unidos, Carvalho seguiu para Cartagena (Colômbia) onde participou do Fórum de Ministros de Meio Ambiente, promovido pela ONU.


Com a viagem do ministro interino José Carlos Carvalho, quem assumiu como titular da Pasta do Meio Ambiente foi o baiano Raymundo Garrido, atual secretário dos Recursos Hídricos.