Fazendeiro pega onça na Mantiqueira
17 de fevereiro de 2004Animal foi capturado vivo e levado pela Polícia Florestal para Estação Ecológica
|
Sorte da suçuarana, por ter encontrado um verdadeiro “amigo da onça” que lhe deu a liberdade. Sorte de José Jorge que praticou uma ação ecologicamente correta, se livrando da multa |
Deu certo! A suçuarana, também conhecida como onça parda ou puma, foi capturada viva e o terceiro Pelotão da Polícia Florestal da região rapidamente acionado. Depois de informar ao Ibama, a polícia florestal tomou as devidas providências, e a suçuarana saiu da Fazenda Santa Cruz direto para a Estação Ecológica Pico do Papagaio, a 30 km de distância. Estressada, depois de quase 10 horas presa numa jaula, a onça correu para a liberdade. A reserva florestal, a 1.800 m de altitude, é coberta por Mata Atlântica e muitas cachoeiras. Sorte da suçuarana, por ter encontrado um verdadeiro “amigo da onça” que lhe deu a liberdade. Sorte da Polícia Florestal, que se encarregou da missão. Sorte de José Jorge que, pela ação ecologicamente correta, se livrou de um predador e de uma multa de R$ 5.000,00, caso tivesse abatido o animal. Matar um animal deste é crime, podendo levar a prisão de 6 meses a 1 ano.
|
A suçuarana (Felis concolor) é o segundo maior felídeo neotropical, perdendo apenas para a onça pintada. Pode chegar a 2,40m de comprimento e pesar até 100 quilos! Mas apesar do tamanho, ela raramente ataca o ser humano. Normalmente se assusta com cães, e quando acuada, sobe na primeira árvore que encontra. Aliás, ela se sente muito a vontade em cima de árvores, usando a longa cauda para se equilibrar ao pular de um galho para o outro. A suçuarana é um animal raro no Brasil e já está na lista vermelha de animais ameaçados de extinção. De um modo geral, todos os felídeos estão sob ameaça, não por serem exigentes quanto ao seu habitat, mas pela perseguição do homem pela comercialização de suas peles.
Esta onça vive em florestas, cerrado, caatinga, desertos e montanhas, e só escolhe como moradia lugares de difícil acesso, como cavernas e locais escuros. É um animal solitário e por isso prefere caçar ao final do dia. Suas presas preferidas são aves, veados, esquilos, ratos, lebres e cotias. Uma suçuarana costuma se reproduzir de 2 em 2 anos, numa gestação que dura aproximadamente 3 meses. A ninhada, geralmente de 2 a 4 filhotes, acompanha a mãe por quase 2 anos, quando então os filhotes se tornam independentes para caçar e procurar seu par.
Quando em cativeiro, não ultrapassa os 20 anos de vida. A onça suçuarana é um animal belo, raro e inocente que precisa ser protegido. Enquanto continuarem diminuindo seu habitat natural e seu alimento, ela será obrigada a estender seu território às cercas humanas. O que pode ser fatal”.