Imprensa e Meio Ambiente

Os Caminhos do Jornalismo Ambiental

4 de março de 2004

Estudos de casos de especialização em meio ambiente


    Incêndios, enchentes, poluição, desmatamentos… Você já está cansado de tudo isso? As tragédias ambientais são os assuntos preferidos dos grandes jornais e da TV. Mas conhecendo os bastidores do jornalismo, é possível saber por que a imprensa não faz uma cobertura mais ampla dos temas relacionados ao meio ambiente. E, ainda com todos os problemas detectados na cobertura ambiental, pode-se identificar alguns jornalistas que tratam com seriedade a temática. Se você só ouve falar em florestas quando ocorrem queimadas e em rios e mares quando há desastres ecológicos, como esse último da Petrobras, é porque a informação que chega até você, por meio dos jornais, rádios, televisão, é parcial e incompleta.

A imprensa nem sempre vem apresentando uma ampla cobertura das questões ecológicas. A cobertura ambiental parece estar viciada a publicar somente o que foi destruído e poluído pela ação humana. Isso porque a destruição, os incêndios, as tragédias têm imagens mais fortes e atraem mais leitores. 


O meio ambiente, quando não aparece em forma de tragédia, chega aos veículos de comunicação como tema de curiosidade, um belo lugar para mergulho, um novo ponto de ecoturismo, deixando de lado a seriedade com que o tema deveria ser abordado, para evidenciar apenas os aspectos excêntricos e inesperados.


Mas a imprensa também tem os seus méritos. Foi graças aos meios de comunicação que a sociedade tomou conhecimento dos problemas ecológicos que aconteciam em todo o mundo e da sua grandiosidade. Foi o trabalho de alguns jornalistas pioneiros que trouxe às pessoas temas importantes, como as queimadas e o desmatamento. E isso foi importante para se ter um contexto favorável à criação de normas e leis para regulamentar e administrar os recursos naturais do país. 


A influência da empresa


Há também que considerar que os jornalistas não são os responsáveis por todo o processo de produção da notícia. Eles estão inseridos em empresas, que têm outras preocupações, como a vendagem e o lucro do jornal. Dessa forma, assuntos que vendem mais jornal ganham mais espaço nas páginas, deixando-se de lado a importância social e ambiental do assunto em questão. 


Para piorar a situação, os jornais não oferecem uma estrutura adequada para que o repórter possa desenvolver um bom trabalho. Na maioria dos veículos de comunicação não há editorias próprias para o meio ambiente, que acaba não recebendo o mesmo espaço que as grandes áreas de cobertura da imprensa, como economia, política, cultura. 


Um outro agravante é que nem todos os veículos estão dispostos a pagar mais caro por profissionais especializados, que possam garantir uma melhor cobertura de temas específicos. E ainda ocorrem problemas de sobrecarga do repórter, que trabalha com três ou quatro assuntos diferentes por dia, tendo pouco tempo para escrever uma boa matéria. 


Também há problemas nas universidades, que não oferecem uma formação adequada para os futuros jornalistas, que saem sem o embasamento necessário para realizar uma cobertura eficiente de áreas específicas, como economia e ciência.


A missão da imprensa


Além da simples divulgação dos acontecimentos, a mídia deve democratizar o conhecimento para desenvolver nos cidadãos uma postura crítica. Dessa forma, cabe aos jornalistas transmitir de maneira simples e objetiva temas altamente complexos. E esse é um outro entrave do jornalismo ambiental. Muitas vezes a cobertura dos temas ligados à ciência e ecologia tratam de forma superficial acontecimentos importantes.


Apesar da atuação dos meios de comunicação na divulgação dos problemas ecológicos, é preciso estabelecer uma “cultura ambiental”, contando com a participação e o envolvimento de toda a população. Só assim será possível tornar o meio ambiente um grande tema para a imprensa. Fortalecidas e informadas, as pessoas poderão interferir nas decisões públicas que envolvem o meio ambiente, já que elas se refletem na qualidade de vida de todos.


O que se pode observar é que ainda existem muitas falhas nos meios de comunicação. No entanto não se pode ignorar a contribuição da mídia para a popularização das questões ambientais, percebendo também que as falhas estão presentes desde as universidades até as empresas jornalísticas, passando pela falta de comprometimento de grande parte da sociedade, que ainda não incorporou a preservação ambiental em seu modelo de vida. Quando cada um fizer a sua parte, ficará mais fácil conservar o planeta para os nossos filhos, netos…


Meio Ambiente na grande imprensa


O boom da divulgação do meio ambiente nos grandes jornais brasileiros ocorreu nos três primeiros trimestres de 1992, coincidindo com a realização na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, promovida pela ONU, no Rio de Janeiro, em junho daquele ano.


Jornais como O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil criaram editorias específicas sobre meio ambiente, e destacaram jornalistas para se especializarem sobre uma matéria que pela primeira vez recebia um tratamento de destaque na imprensa brasileira.


Porém, já no último trimestre de 1992, e especialmente a partir de 1993, essas editorias de meio ambiente foram desativadas, sendo substituídas por colunas ou artigos assinados, com uma substancial redução da cobertura.


A partir de 1993 meio ambiente migrou para as editorias dos grandes jornais do país, especialmente a Local ou Geral, a Nacional ou Internacional, de acordo com a origem da informação.


Hoje, decorridos mais de oito anos da realização da Rio-92, a publicação de maior expressão dos grandes jornais do país, que vem sendo mantida, ininterrupta, há sete anos, é o caderno Estado Ecológico, editado por Hiram Firmino, divulgado a cada lua cheia, pelo Estado de Minas, o mais importante diário de Minas Gerais.