Transposição do São Francisco
25 de março de 2004Foi formada uma comissão, no Congresso Nacional, para elaborar um projeto de transposição das águas do rio São Francisco, para irrigação do nordeste brasileiro. Até agora não ouvi de nenhum de seus membros sugestões sobre o trecho mais importante desse rio, que nasce em Minas Gerais e que vai da serra da Canastra até a… Ver artigo
Foi formada uma comissão, no Congresso Nacional, para elaborar um projeto de transposição das águas do rio São Francisco, para irrigação do nordeste brasileiro. Até agora não ouvi de nenhum de seus membros sugestões sobre o trecho mais importante desse rio, que nasce em Minas Gerais e que vai da serra da Canastra até a divisa com a Bahia. Minas lança em seu leito 70% de todo o seu volume de água e esse projeto não vingará jamais se providências urgentes não forem tomadas para proteção de sua nascente e de suas matas de topo e ciliares. O São Francisco, nos últimos 50 anos vem definhando em conseqüência desses crimes ecológicos, transformando-se numa cloaca, com a poluição e suas margens em verdadeiros e silenciosos desertos.
Fica aqui essa advertência para aqueles que são responsáveis por esse projeto, que bem elaborado, poderá resolver em parte os problemas de nossos irmãos daquela sofrida região brasileira.
30 anos de coluna
Minha coluna “No Mundo da Pesca”, publicada há 30 anos no jornal Estado de Minas, de BH, em todo esse tempo vem divulgando a pesca amadora e artesanal, sempre participando de todos os movimentos em defesa de nossos rios e florestas. Esse acontecimento será comemorado com um grande jantar dos pescadores, com 2.000 convidados, quando serão homenageados os Destaques da Pesca e os Defensores da Natureza, selecionados por uma comissão de alto nível.
Depois da Piracema
Como acabou o período da piracema os pescadores esportivos voltam aos nossos rios em busca de dourados, surubi, pirarucus, piaus, pirás e outros grandes peixes dos rios brasileiros. Mas jamais esqueça de devolver ao rio os peixes fora de tabela e não leve para casa excesso de pescado, mas apenas o que for consumido por você e sua família. Assim procedem aqueles que respeitam a natureza.
Piscicultura
Acredito que somente através da piscicultura, com a criação de peixes em cativeiro, poderemos recuperar o estoque de pescado no Brasil. Precisamos criar a Secretaria Nacional de Pesca, vinculada ao Ministério da Agricultura ou Meio Ambiente, mas que seja um órgão específico e bem aparelhado para incentivar projetos nessa área. Piscicultura dá dinheiro, porém os fazendeiros, especialmente eles, precisam de orientação técnica, financiamento e alevinos de várias espécies. Enquanto em outros países existem até ministérios para administrar a pesca, no Brasil essa fonte de alimento está inteiramente abandonada.
Correspondência:
Rua Nivaldo Correa, 260, bairro Jaraguá, 31270-450, Belo Horizonte, MG
Telefone (31) 443-6973 e fax (31) 491-8222