E
7 de abril de 2004Ecossistemas – É o conjunto dos seres vivos e do seu meio ambiente físico, bem como suas relações entre si. Num conceito mais amplo, uma bromélia – que retém nas suas folhas água da chuva e ali se desenvolvem uma coleção de microorganismos – pode ser um ecossistema. O Cerrado, as florestas tropicais, a Caatinga,… Ver artigo
Ecossistemas – É o conjunto dos seres vivos e do seu meio ambiente físico, bem como suas relações entre si. Num conceito mais amplo, uma bromélia – que retém nas suas folhas água da chuva e ali se desenvolvem uma coleção de microorganismos – pode ser um ecossistema. O Cerrado, as florestas tropicais, a Caatinga, espaços que abrangem um conjunto diversificado de ecossistemas, são chamados de biomas. Os ecossistemas fazem parte de um bioma e são definidos formalmente como “unidade funcional de base em ecologia, porque incluem, ao mesmo tempo, os seres vivos e o meio onde vivem, com todas as interações recíprocas entre o meio e os organismos” (Dajoz, 1973). Um exemplo disso é quando identificamos os diversos ecossistemas presentes na zona costeira e marinha, tais como: manguezais, restingas, costões rochosos, praias, dunas, recifes coralíneos etc.
Ecoturismo – Segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.
Efeito Estufa – A Terra tem uma camada de gases que a envolve. Como um vidro ou um escudo, essa camada protege a Terra e impede que o calor terrestre volte ao espaço, aquecendo o nosso Planeta. Esse fenômeno é que propiciou a vida na Terra. Bem, segundo os cientistas, o acúmulo de dióxido de carbono e outros gases poluentes estão causando o efeito estufa, ou seja, além de bloquear o calor do sol, a luz solar atinge a atmosfera da Terra na forma de radiação de ondas curtas e raios ultravioletas. Os gases poluentes reagem quimicamente destruindo as moléculas de ozônio que se acumulam na estratosfera, danificando o escudo protetor.
Entidade – Pessoa jurídica de direito público ou privado, podendo ser estatal, autárquica, fundacional ou paraestatal. A Agência Nacional de Águas – ANA é entidade autárquica, sob a forma de agência (autarquia especial recomendada pela Reforma do Aparelho do Estado, integrando o setor de atividades exclusivas do Estado).
Entomológico – Relativo a inseto.
Erosão – Desgaste do relevo pela remoção de rocha ou de partículas de solo por um agente de transporte como a água de rios (erosão fluvial), os ventos (erosão eólica).
Escape gênico – Dispersão de genes de uma população intercruzável para outra, que pode apresentar certo grau de parentesco, por migração, ou pela possível modificação dos alelos.
Estudo taxonômico – É a descrição morfológica das plantas visando a sua denominação.
Estudos ambientais – Todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais, relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento apresentados como subsídio para a análise da licença ambiental requerida.
Etnobiologia – Junção de etno (povo, raça, nação) com biologia (estudo dos seres vivos). No caso específico trata-se de um projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropcuária, Embrapa, que tem por objetivo promover o resgate e o aprimoramento da agricultura sustentável, com preservação do meio ambiente e dos valores culturais de comunidades tradicionais
Expressão gênica – Manifestação de uma característica específica do gene que é introduzida no hospedeiro.
Exsicata – É o material botânico (ramo florífero ou frutífero) de uma planta, devidamente desidratado, preparado e guardado em herbário.