F

7 de abril de 2004

Falésia – Rochas ou terras íngremes à beira-mar, resultado do processo erosivo das águas do mar. Fitofisionomia – Aspecto da vegetação de um lugar; flora típica de uma região Fitosanitário – Relativo a sanidade das plantas. Fogo primevo – Forma de reunião nativa. O fogo estava no meio da caverna. Explicava o círculo aproveitador dos… Ver artigo

Falésia – Rochas ou terras íngremes à beira-mar, resultado do processo erosivo das águas do mar.


Fitofisionomia – Aspecto da vegetação de um lugar; flora típica de uma região


Fitosanitário – Relativo a sanidade das plantas.


Fogo primevo – Forma de reunião nativa. O fogo estava no meio da caverna. Explicava o círculo aproveitador dos benefícios. Os homens tomaram posição circular, eqüidistantes, igualados pela necessidade de obter do mesmo foco as vantagens divinas do aquecimento e da luminosidade. (Câmara Cascudo)


Foz – Também chamada de embocadura ou desembocadura, é o ponto de deságue de um rio no mar ou em outro curso d’água ou lago. Em hidrologia também se utiliza o termo exutório, significando o agente que produz a eliminação do rio, ou seja, o final de seu curso. Em verdade, a seção transversal onde o rio termina é a última seção (a mais a jusante) da zona de mistura das águas, que é o estuário.
Geomorfologia – Ciência que estuda as formas do relevo terrestre, identificando acidentes e outras formas de organização desse relevo, seu comportamento e dos elementos integrantes dos meios físico e biótico que se dispõem sobre o mesmo.