Mercosul

Fronteira conta com ONG binacional

23 de abril de 2004

Uruguaios e brasileiros se unem para debater e tomar decisões na área ambiental

Aqüífero Guarani
Entre as principais realizações de Raikatú, destaca sua presidenta, Mirtha Silvana Garat de Marin, está a discussão pública de um tema bem internacional: as características do Aqüífero Guarani. O uso sustentável dos recursos hídricos e especialmente os subterrâneos, a identificação e minimização de atividades contaminantes, assim como aquelas que comprometam em qualidade e quantidade os recursos hídricos. Nesse sentido, se incluem os projetos de sensibilização e educação nas duas cidades – Rivera e Livramento – e o Programa de Democratização da Informação Ambiental na Fronteira.


Educação ambiental
Devido a sua atuação comunitária e social, a Raikatú foi designada para integrar a Comissão Transfronteiriça para a Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani (Cotragua) para o projeto da OEA-Banco Mundial. Desde de 2002, a ONG trabalha com o patrocínio da WWAP  (World Water Asesment Progamme) e da Unesco.
 A ONG criou um personagem infantil chamado Juan Carpincho Raikatú, visando transmitir para crianças e adolescentes conceitos ambientais por meio da vida deste pequeno representante da nossa fauna local, o capincho. Em 2003, uma equipe da ONG assessorada por professores, caricaturistas e outros especialistas criaram o personagem e lhe deram vida. Com seus amigos, o zorrilho, a tartaruga, o bem-te-vi, a coruja, a mulita e alicia, a lombriga, o personagem principal sai em aventuras procurando um lugar que não esteja contaminado e onde possam viver tranqüilamente. A história feita exclusivamente para o público infantil será reelaborada também para o público adolescente.
Mais informações:
ONG Raikatú
Agraciada, 515 CEP 40000
Rivera-Uruguai
Tel/fax: 00-598 62 23294


Rua Hugolino Andrade, 142 CEP 97-574-010
Sant}Ana do Livramento-Brasil
Tel/fax: (55) 242 1820