P
7 de abril de 2004Passivo Ambiental – É o acúmulo de danos ambientais infligidos ao meio natural por determinada atividade ou pelo conjunto das ações humanas. Esses danos, ou passivos ambientais, que acontecem muito na desativação de indústrias, obras de engenharia, e demolições são dívidas com as futuras gerações. Permissão – Ato administrativo negocial, discricionário e precário, pelo qual… Ver artigo
Passivo Ambiental – É o acúmulo de danos ambientais infligidos ao meio natural por determinada atividade ou pelo conjunto das ações humanas. Esses danos, ou passivos ambientais, que acontecem muito na desativação de indústrias, obras de engenharia, e demolições são dívidas com as futuras gerações.
Permissão – Ato administrativo negocial, discricionário e precário, pelo qual o Poder Público faculta ao particular a execução de serviços de interesse coletivo, ou o uso especial de bens públicos, a título gratuito ou remunerado, nas condições estabelecidas pela Administração. No interesse desta matéria, a permissão foi comentada como uma das modalidades de outorga de direito de uso dos recursos hídricos, atualmente em desuso.
Pluviógrafo – Instrumento utilizado para medir e registrar o progresso das chuvas em um dado ponto do território da bacia, daí inferindo-se o volume precipitado e o seu progresso em uma área de influência do mesmo.
Pluviômetro – Instrumento utilizado para medir as chuvas em um dado ponto do território da bacia, daí inferindo-se o volume precipitado em uma área de influência do mesmo.
Poluição – Degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem estar da população,
b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas,
c) afetem desfavoravelmente a biota,
d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente,
e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
PPG7 – É um Programa Piloto de Proteção a Florestas Tropicais, financiado pelos sete países mais industrializados – Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido. Mais de 60% dos recursos são de origem alemã.
Prêmio Frederico de Menezes Veiga – Prêmio anual Instituído pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a dois pesquisadores cujos trabalhos científicos e tecnológicos se destaquem pelo reconhecido valor para a sociedade, contribuindo para o aumento da produção agropecuária com segurança ambiental. São soluções tecnológicas para o negócio agrícola sem perder o foco do uso responsável da oferta ambiental. O nome do prêmio é uma homenagem a um dos mais importantes pesquisadores brasileiros, morto em 1974. As variedades de cana-de-açúcar por ele criadas proporcionou um salto na produtividade e produção, ajudando a transformar nosso País no maior produtor de açúcar do mundo. Somente a variedade CB 4176 proporcionou, em cinco safras (1958/62) um rendimento adicional da ordem de 10,2 milhões de toneladas anuais nas lavouras canavieiras do Estado de São Paulo.
Proecotur – É um amplo programa governamental para viabilizar o ecoturismo na Amazônia Legal, como base para o desenvolvimento sustentável da região. O Proecotur é financiado pelo Banco Mundial (U$ 11 milhões) com uma contrapartida do governo brasileiro de U$ 2,8 milhões. Iniciado em agosto de 2000, o Proecotur planeja, gerencia e fortalece o segmento do ecoturismo nos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Mais informações: (61) 317-1412.
Programa Pantanal – É um programa coordenado pelo MMA e implementado pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ibama, objetivando o desenvolvimento sustentável da bacia do Alto Paraguai e região do Pantanal. O programa é financiado pelo BID (US 400 milhões) a ser executado em 8 anos, em duas fases e contém sete projetos: proteção e gestão de ecossistemas, apoio a atividades economicamente sustentáveis, estradas-parque e estradas-cênica, gestão de recursos hídricos, atividades em áreas indígenas, gestão de solo e agrotóxico e meio ambiente urbano.
Protocolo de Kioto – Refere-se à Conferência de Kioto, realizada em dezembro de 1997, quando foi assinado um protocolo de mudança climática, que definiu compromissos de redução de gases poluentes dos países desenvolvidos, estabelecendo mecanismos flexíveis de cooperação entre os países, para cumprir metas no sentido de diminuir o efeito estufa.
Pubescência – É um tipo particular de indumento constituído de pêlos de qualquer tipo.