Verão nas praias

Blitz ecológica nas praias do RJ

23 de abril de 2004

Ação educacional realizada nas praias cariocas atinge diretamente mais de três mil banhistas


A praia é o local mais democrático que existe. Lá se encontram o rico, o pobre, o branco, o negro, crianças e adultos. E também pessoas civilizadas e pessoas mal educadas. Por isso, existem algumas ações para conscientizar os frequentadores de praias para a importância de respeitar as pessoas, o
ambiente e fazer das praias um local de beleza e alegria. Pior do que o trânsito, num final de semana, do
estacionamento e da disputa por um lugar ao sol é mesmo ter conviver com o lixo nas praias. Foi
analisando e convivendo com todos esses problemas, que Cal Junior, apresentador e diretor do programa Reação Natural, resolveu mobilizar as praias do Rio de Janeiro com a ação EcoBlitz. O evento teve início neste verão de 2004, na Praia do Pepê (Barra da Tijuca) e deve se estender até abril. “O Projeto é tudo de bom, pois o carioca parece até que já se acostumou a ficar com a praia suja. Ou deixar apenas para os garis a limpeza das praias. É muito importante incentivar essa consciência ecológica” comenta o ator Márcio Garcia.


A EcoBlitz é uma campanha educacional que tem o objetivo principal de despertar a consciência socioambiental e colaborar na missão de promover a melhoria contínua da qualidade de vida da sociedade, através do respeito e da valorização do ser humano e da natureza. “Este tipo de ação deveria ser sistemática e contínua, porque o nosso maior problema é a falta de educação” concorda o campeão de volei Bernard Razjan. A EcoBlitz está sendo realizada em parceria com a poupança ForçaX da Caixa Econômica Federal e tem o apoio do Paineiras – Hotel e Parque Ecológico e do projeto Amigo da Água. “É super válida esta campanha. É necessário que a iniciativa privada faça sempre parcerias com projetos como este, para que a ação se realize com freqüência e tenha cada vez mais resultados” sugere o também campeão de vôlei, Passarinho.
Uma equipe que contou com 20 pessoas agitou a praia do Pepê, onde duas tendas e 20 barracas da EcoBlitz foram montadas. Através de uma abordagem personalizada, os freqüentadores das praias responderam a uma pesquisa que dará origem a um relatório sobre o impacto ambiental causado pela superpopulação de verão. Cerca de 700 kits informativos com brindes foram distribuídos durante o primeiro final de semana da EcoBlitz. Na opinião de Andréa Santa Rosa, freqüentadora assídua do Pepê, “deve haver com mais freqüência ações com o foco direcionado como esta, porque não basta somente distribuir o material para que a pessoa deposite seu lixo. Tem que haver conscientização”. A equipe do Reação Natural está dando continuidade a sua missão, enfatizou e deu o exemplo em todos os instantes, sobre a importância da responsabilidade individual na manutenção da limpeza das praias.


“Não há como deixar só para os garis a limpeza das praias.
Cada banhista é responsável pelo lixo que leva
para praia e até deveria dar um toque
naqueles sujismundos que fazem da praia uma lixeira pública”.


O que é o REAÇÃO NATURAL


Desenvolvido com o objetivo de despertar a consciência individual de que é possível a defesa do nosso planeta, através da mudança de atitude do ser humano, o REAÇÃO NATURAL é um projeto multimídia, que utiliza estratégias inovadoras de comunicação, atreladas ao poder de mobilização do mercado de entretenimento, em prol da conscientização socioambiental. Nascido há quatro anos, sob a direção geral de Cal Junior, o projeto mobiliza veículos em todas as mídias de comunicação: um programa semanal de televisão; um programa de rádio; um site e a REAÇÃO NATURAL Magazine.
Para saber mais:
www.reacaonatural.com.br