Com a palavra, o Leitor
29 de abril de 2004Acordando o BrasilO Programa Acorda, Brasil. Está na Hora da Escola! existe para semear no país uma cultura de participação dos brasileiros de todos os setores e investidores dos mais variados papéis, para que incorporem ao dia-a-dia ações que mudem para melhor a face da educação, garantindo qualidade à escola pública, prioritariamente de nível fundamental.O… Ver artigo
Acordando o Brasil
O Programa Acorda, Brasil. Está na Hora da Escola! existe para semear no país uma cultura de participação dos brasileiros de todos os setores e investidores dos mais variados papéis, para que incorporem ao dia-a-dia ações que mudem para melhor a face da educação, garantindo qualidade à escola pública, prioritariamente de nível fundamental.
O que poderia parecer um obstáculo ao desenvolvimento do Programa – a inexistência de orçamento – acaba sendo um estímulo. Seu combustível se compõe de palavra, atitude e otimismo, três coisas que se amparam num quarteto: na central de atendimento ao Cidadão Fala, Brasil, no Banco de Ações Educacionais, na busca de parcerias e, recentemente, no Fórum de Marketing Social.
Os objetivos básicos da parceria entre Estado e cidadãos mantêm-se: garantir o acesso de todas as crianças à escola e promover seu sucesso nos estudos, pondo fim à repetência e à evasão escolar. Apesar de as alianças estarem direcionadas ao fundamental, o governo vê com bons olhos acordos que beneficiem outros níveis de ensino. Essa é a razão de ser do Programa desde seu lançamento pelo presidente FHC, que marcou a data dando a aula inaugural de uma escola do município baiano de Santa Maria da Vitória, em março de 1995, e realizou eventos complementares no Rio de Janeiro, no Paraná em Minas Gerais.
A Folha do Meio Ambiente faz parte desta parceria tendo publicado sete edições sobre Teleconferências Nacionais e Regionais que abordaram o tema Educação Ambiental de julho de 1997 a janeiro de 1998. A ação contou com a parceria da Coca-Cola do Brasil e da General Motors.
Programa Acorda Brasil – Ministério da Educação – Brasília/DF
Biblioteca
A Biblioteca Pública “Arthur Vianna”, com 128 anos de existência, promove atividades que propiciam o desenvolvimento cultural do indivíduo e sua educação através de seus diversos programas e serviços.
Atendendo a um elevado número de usuários diariamente, preocupa-se com atualização e diversificação de seu acervo. Assim sendo, venho solicitar-lhe, caso seja possível, incluir em seu cadastro esta biblioteca como merecedora de cortesia de uma assinatura do periódico Folha do Meio Ambiente.
Av. Gentil Bittencourt, 650 – 30 andar
66035-340 – Belém/PA
Vera Lucia Dias Ramos
Tel: (091) 241 2333/Fax: (091) 222 2733
Vale Dourado
Recebemos a Folha do Meio Ambiente regularmente e parabenizamos vocês pela ótima publicação e ajuda à humanidade na conscientização do Meio Ambiente – Parabéns! Toda a comunidade o lê com muita atenção!
Comunidade Vale Dourado
Pirenópolis/GO
Providências
Venho comunicar o meu descontentamento com os invasores das terras dos povos indígenas: Madeireiros, garimpeiros, posseiros e grileiros e pedir providências.
– Retirada imediata dos invasores (madeireiros, grileiros, posseiros e garimpeiros) da aldeia URU-EU-WAU-WAU.
– Realização de audiência, pública para discussão do relatório de Impacto Ambiental e definição de um novo traçado da BR 421.
– Fiscalização Preventiva e Sistemática do Parque Nacional Pacaás Novos e aldeia URU-EU-WAU-WAU.
– Responsabilização Civil Criminal dos infratores da Legislação Brasileira.
Cicero Alécio da Silva
Porto Velho/RO
Rio Uruguai
A comissão Binacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Paso de Los Libres (RA) Uruguaiana (BR) desencadeia uma campanha no sentido de preservar o nosso Rio Uruguai. Diante do surto de cólera que está assolando o estado do Paraná.
Hoje são 38 municípios que estão despejando esgoto inatura nas águas do Rio Uruguai e Uruguaiana sendo a porta de entrada e saída dos caminhoneiros do Mercosul, é muito fácil que chegue a nossa cidade o vírus da cólera. Atualmente o movimento diário é de 800 caminhões.
Juraci Luques Jacques
Uruguaiana/RS
A semente germinou
O Movimento Ecológico Excursionista Capivari, entidade não governamental sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal a proteção do Meio Ambiente, inscrito no Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental e membro da União das Entidades Ambientalistas do Paraná, inscrito devidamente no CGC/MF sob n0 01.110.518/0001-40, com sede à rua Marechal Deodoro 03 representado por seu Presidente Sr. Luiz Carlos B. Deable.
O mesmo em nome da referida entidade, vem respeitosamente através deste instrumento particular, parabenizar este conceituado jornal, melhor e maior meio de comunicação do Meio Ambiente, também estamos solicitando a renovação de nossa assinatura já sendo o 30 ano que estamos juntos, no mais em anexo o comprovante de pagamento do Banco do Brasil em 18/05/99.
Luiz Carlos B. Deable-Presidente do MEECA – Jaguariaíva/PA
“Carlos Botelho”
O Parque Estadual “Carlos Botelho” é uma Unidade de Conservação do Instituto Florestal, da Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Em seu interior se desenvolvem diversos programas de educação ambiental e pesquisa científica. Possui um museu de zoologia, uma pequena biblioteca e recebe excursões de escolas da região, grupos independentes e universidades. O público visitante gira em torno de 500 pessoas mensais. A Folha do Meio Ambiente é material de leitura e consulta, não só para os funcionários, como para os visitantes, pois fica a disposição na biblioteca. Para se conseguir manter o Parque aberto, voltado à educação ambiental, os sacrifícios são enormes.
Assim, se possível, gostaríamos de continuar a receber a Folha do Meio Ambiente e convidá-los para uma visita ao nosso Parque.
José Luiz Camargo Maia
Parque Estadual “Carlos Botelho”
CEP: 18230-000 – C. Postal 37
São Miguel Arcanjo/SP
Administrador Rural
“Ofereço-me para trabalhar em empresas ou entidades do setor de Agribusiness sou operador de microcomputador, bons conhecimentos de cálculos, levantamentos de custos e tenho experiências em controles: zootécnicos, operacionais e financeiro, além de ter os cursos técnicos em: “Pecuária” e “Administração Rural”.
João Romaldo Bitencourt
Rua São Manoel, s/n – Centro
CEP 84.450-000 – Ipiranga – PR
Tel: (062) 551-1225 – Rec. c/ Adriane
Petrobras
A reportagem assinada por Silvestre Gorgulho entrevistando Carlos Aguiar, Diretor da Petrobras, sobre gestão ambiental suscitou polêmica em razão da Petrobras ter a intenção de instalar uma termoelétrica em São José dos Campos. Mas a polêmica foi positiva, pois permite a troca de informações, esclarecimentos, e dá até uma dimensão da grandeza do nosso país e de como é importante esse intercâmbio, para se conhecer o que acontece lá, cá e acolá.
Estou enviando a vocês reportagens da imprensa regional, comprovando as minhas informações, a respeito da pretensão da Petrobras, de instalar uma usina termoelétrica em São José dos Campos. Eles estão argumentando que a tecnologia a ser empregada não é poluente, mas os ambientalistas não se convenceram.
Gostaria de, se for possível, você pudesse conseguir alguma coisa a respeito da nova tecnologia, com informações mais detalhadas da termoelétrica.
É claro que por aqui também pretendo fazer uma pesquisa, mas como a Petrobras está conseguindo iludir muita gente, temos receio de que seja modificada a lei municipal que não permite a instalação de termoelétricas em São José dos Campos.
Temos uma região “conturbada”, com cidades muito próximas, unidas mesmo, uma às outras e a poluição do ar irá afetar toda a região.
Edgard Rocha Filho
São José dos Campos/SP
Tocantins
Nosso futoro depende da vigilância de nossas ações no presente. É com pequenas atitudes que modificaremos o comportamento de toda sociedade. Parebéns pela iniciativa do jornal Folha do Meio Ambiente.
João Lisbôa da Cruz- Secretário do Interior e Justiça do Estado de Tocantins
Palmas/TO
Outras correspondência: Comunidade Frater – Pirenópolis (GO); Prefeitura Municipal de Itabirito – Itabirito (MG); Caterpillar Brasil Ltda – Piracicaba (SP); Embrapa – Brasília (DF); Paraná em páginas – Curitiba (PR); Cempre – São Paulo (SP); Ecotour news – Cuiabá (MT); Informativo Cirm – Brasília (DF); Desing Belas Artes – São Paulo (SP); GARGILL – Departamentos de Assuntos Corporativos – São Paulo (SP); FESO – Fundação Educacional Serra dos Órgãos Faculdades Unificadas – Teresópolis (RJ); Fundação Universidade Federal do Rio Grande – Núcleo de Informação e Documentação – NID “Furg 30 anos – Você faz parte desta história”; CPRH – Companhia Pernambucana do Meio Ambiente – Recife (PE); Deputado Ronaldo Vasconcellos;
Natureza Viva
Informamos que a Promoção da Água, veiculada pelo Programa Natureza Viva, alcançou grande sucesso entre nossos ouvintes. Recebemos muitas cartas confirmando a eficácia desse tipo de campanha, de como as pessoas estão se sensibilizando para as questões relativas à preservação da natureza.
Através desta carta, vimos agradecer o apoio recebido da Folha do Meio Ambiente, através de entrevistas e oferta de camisetas e exemplares do jornal para sorterio. Na oportunidade, enviamos uma das cartas selecionadas para sua apreciação.
Equipe do Programa Natureza Viva – Rádio Nacional da Amazônia – Brasília/DF
Nossa Água
Oi Mara e toda a equipe do Programa Natureza Viva, tudo bem com voces, espero que sim. Estou escrevendo para participar da promoção da Água. Eu gostaria de receber a Folha do Meio Ambiente e uma camiseta.
Eu cuido muito da nossa água, esteja onde eu estiver, tanto em casa como em viagem, eu economizo água, só uso o necessário. Cuido para não jogar lixo que vá poluir água, pois sem água limpa não existe vida.
Logo eu estarei mandando umas cartilhas para voce sortear no nosso Programa Natureza Viva.
Abrelino Alves
Extrema/RO