Daniela Mercury vai para a cozinha na luta contra a fome

14 de abril de 2004

  A embaixadora do Unicef, Daniela Mercury, acaba de aliar-se à campanha que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou em 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. Uma data lembrada em mais de 150 países com a finalidade de debater a segurança alimentar, buscar soluções para o problema da… Ver artigo







 


A embaixadora do Unicef, Daniela Mercury, acaba de aliar-se à campanha que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou em 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. Uma data lembrada em mais de 150 países com a finalidade de debater a segurança alimentar, buscar soluções para o problema da fome no mundo e garantir alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para todos os cidadãos.


Este ano, o tema central da campanha é “Juventude contra a Fome”. Uma tentativa de envolver a participação juvenil nos programas de erradicação da fome. Os jovens representam um quinto da população mundial, daí a importância de sua participação efetiva no esforço de garantir alimentação para todos. Por isso, eles têm um papel decisivo para que seja alcançado o objetivo de diminuir pela metade, até 2015, o número de pessoas que passam fome.


Desde 1997, a FAO realiza uma de suas mais importantes campanhas: o Telefood. Trata-se de um show nos mesmos moldes do “Criança Esperança” do Unicef. O objetivo é arrecadar recursos para programas e projetos que visem à melhoria da qualidade de vida de populações pobres e a erradicação da fome. A campanha é transmitida pela televisão em todos os países atendidos pela FAO. O Telefood 1999 está programado para o dia 28 de novembro, na Jamaica, e sua retransmissão no Brasil será feita em 04 de dezembro pela TV Escola do MEC.


No Brasil, o governo, por meio do programa Comunidade Solidária, em apoio às comemorações do Dia Mundial da Alimentação, elegeu a colheita urbana como um subtema da campanha que deverá orientar as ações voltadas para a redução de desperdícios, com ênfase na distribuição de sobras alimentícias, e implantação de hortas comunitárias. Organizações Não-Governamentais sensibilizadas pela temática também estão desenvolvendo várias atividades, tais como seminários, conferências e gincanas.


A “Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, movimento que desde 1993, sob a inspiração do sociólogo Hebert de Souza, o saudoso Betinho, vem mobilizando o país no combate à desnutrição e à fome, está lançando, este ano, mais um desafio: RECICLE UMA VIDA! A idéia é recolher cartuchos de impressoras de computador usados e os trocar por Bolsa Escola para as crianças que vivem nos lixões. A partir dessa iniciativa, os Comitês de todo o Brasil pretendem chegar ao final do ano com um Natal sem Fome!


O tema “Juventude Contra a Fome” já está na pauta nacional, seja no Congresso, na Comissão de Erradicação da Pobreza, seja nos meios de comunicação. O rádio, particularmente, como um grande aliado das causas humanitárias também já está a serviço dessa campanha com um programa especial produzido pela FAO, em parceria com o Comunidade Solidária e a ONG Cemina, do Rio de Janeiro. A cantora Daniela Mercury, Ronaldinho e muitos outros artistas também dão o seu recado no programa. Vale a pena conferir.


A jornalista Mara Régia, da Rádio Nacional da Amazônia, foi responsável pela produção do programa e conseguiu, inclusive, levar Daniela Mercury para a cozinha. Ao falar sobre a questão da fome no mundo, a cantora ensinou uma receita de popetão. “Minha mãe é assistente social e, desde pequenos, fomos criados com a consciência do não-desperdício. Então, para aproveitar o restante do almoço ou jantar, nós aprendemos a preparar o popetão, que é feito das sobras de arroz, macarrão e carne do dia anterior. Você mistura tudo, coloca no forno e pode acrescentar sal e queijo. Fica uma delícia! Lá em casa a gente tem o cuidado de não desperdiçar porque sabemos que isso vai faltar para alguém”, ensina a cantora.