O selo postal e a proteção ao meio ambiente
20 de abril de 2004Comemora-se no dia 17 de julho O Dia da Proteção das Florestas. Floresta, num significado amplo, empírico e intuitivo significa um amontoado de riquezas naturais em forma de flora e de fauna. Distribuídas por este imenso país, as florestas são tesouros da natureza que devem ser preservados para o bem estar do homem e o… Ver artigo
Comemora-se no dia 17 de julho O Dia da Proteção das Florestas. Floresta, num significado amplo, empírico e intuitivo significa um amontoado de riquezas naturais em forma de flora e de fauna. Distribuídas por este imenso país, as florestas são tesouros da natureza que devem ser preservados para o bem estar do homem e o bem estar do planeta. Preservar as florestas é preservar o meio ambiente e meio ambiente sadio é o espaço que possibilita nossa sobrevivência, é o conjunto de todos os seres vivos de cuja sobrevivência equilibrada no reino da natureza todos dependemos.
Os Correios, imbuídos no compromisso da preservação do meio ambiente, tem divulgado por meio dos selos postais comemorativos e especiais que emite, a necessidade de preservação desse riquíssimo patrimônio de que nosso país foi agraciado em quantidade e variedade, matas e florestas que ressaltam aos olhos alheios despertando-lhes o desejo de conhecê-lo e até mesmo explorá-lo. Assim, flores e florestas são destaques nos selos. No ano 1979, assinalando o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi emitida a Série Proteção à Natureza – Parque Nacional da Amazônia, compreendendo três selos divulgando as espécies Vitória amazônica, Peixe-boi e Tartaruga amazônica. Com esta emissão, foi divulgada a maior unidade de conservação do sistema nacional, pois o Parque Nacional da Amazônia, como os outros Parques Nacionais brasileiros, tem o objetivo de preservar vários ecossistemas naturais, com finalidade científica, educativa e recreativa. Em 1985, com a Série Preservação da Flora, foi divulgado o Parque Nacional de Aparados da Serra, no Estado de Santa Catarina, criado em 1959 para proteger uma amostra daquela região de características tão singulares e de importância científica e educativa tão marcante. Em 1991, com o bloco e selos comemorativos Preservação da Mata Atlântica – BRAPEX 91, emitidos por ocasião da exposição filatélica que reuniu filatelistas brasileiros e do exterior, além do público em geral.
As emissões citadas são apenas exemplos de tantas outras já realizadas visando a conscientização para a necessidade de preservação deste patrimônio brasileiro.
Sobre as conquistas alcançadas alusivas ao objetivo acima descrito, vale informar que a emissão mais votada no Concurso Melhor Selo de 1998 realizado pelos Correios, foi a “EXPO 98: Um Patrimônio para o Futuro”, que divulga a importância dos oceanos, do meio ambiente marinho e de seus recursos para a vida na Terra e para o desenvolvimento sustentável.
O meio ambiente sadio é um direito e um dever de todos, mas só o conseguiremos na medida em que construirmos em nosso País e em todo o mundo uma verdadeira consciência ecológica social, que não será produto da ação isolada de um só órgão de política ambiental, pois dependerá da ação de todos em conjunto e de cada um em particular.
Mais informações:
Departamento de Filatelia dos Correios
End: SCS quadra 4 – Lote 36 – n0 256, Ed. Apolo – 70 andar, 70300-944, Brasília/DF
Tel: (61) 317-1805/1800; Fax: (61) 224-7460,
E-mail: [email protected]