Pesca Incentiva o Turismo
19 de abril de 2004O esporte da pesca gera turismo em todo o mundo e cria novas frentes de trabalho, tornando mais fácil a vida de milhões de pessoas que vivem ligadas a essa área de atividade, especialmente na orla marítima e nas proximidades de nossas águas interiores.O Brasil precisa acordar para essa realidade, pois possuímos a maior malha… Ver artigo
O esporte da pesca gera turismo em todo o mundo e cria novas frentes de trabalho, tornando mais fácil a vida de milhões de pessoas que vivem ligadas a essa área de atividade, especialmente na orla marítima e nas proximidades de nossas águas interiores.
O Brasil precisa acordar para essa realidade, pois possuímos a maior malha hidrográfica do mundo e uma costa oceânica com mais de 8 mil quilômetros e mesmo assim somos os maiores importadores de peixes da América Latina.
Precisamos de estabelecer critérios para uma nova e atuante política de pesca, com um órgão nacional para cuidar de todos os seus setores, levando-se em conta que em vários outros países existem até ministérios para tal finalidade.
Parece que começa a ser vislumbrada uma luz no fim do túnel, com a EMBRATUR, em parceria com O Ministério do Meio Ambiente, planificando projetos para o desenvolvimento da pesca, especialmente em nossos rios. Vamos torcer para que tudo dê certo, são essas as esperanças de todos aqueles que estão ligados ao setor pesqueiro.Recursos para a pesca
Existem no Brasil cerca de 15 milhões de pescadores amadores, porem menos de 5% pagam a taxa anual para exercer esse esporte em todo o território nacional. Se uma considerável parcela desses mesmos pescadores pagasse essa anuidade, em torno de 60 reais, teríamos recursos para desenvolver uma política de pesca moderna e eficiente, inclusive participando de medidas sérias e concretas de combate sistemático aos crimes ecológicos.
Torneios de pesca
Na semana da pátria, em setembro, acontecerão dois grandes torneios de pesca em Minas Gerais. Um será no rio São Francisco, na região da cidade de Pirapora, patrocinado pela Federação Mineira de Pesca e Desportos Subaquáticos e outros no clube Caiçara, também nas margens do velho Chico. Esses certames reúnem centenas de pescadores do primeiro time de MG, Brasília, Rio, São Paulo, Bahia e Espirito Santo.
Pantanal
Esse é o momento certo para uma pescaria no Pantanal do Mato Grosso, uma das mais belas regiões do Brasil. Vá até lá com seus companheiros ou com a família, viajando em seu automóvel ou nos ônibus de luxo em excursões organizadas por várias empresas de turismo. O programa é dos melhores…
“Expert” em pesca
José Ubirajara de Souza Timm foi presidente da extinta SUDEPE, onde realizou um magnífico trabalho, com ótimos resultados, incentivando a pesca esportiva, artesanal e científica e promovendo o repovoamento de nossos rios, incentivando a piscicultura em todos os níveis. O boa-praça Timm está atualmente no setor de pesca do Ministério da Agricultura, sempre torcendo para que a esperada nova política de pesca se transforme em realidade. O governo precisa reconvocá-lo para atuar nas atividades pesqueiras, pois ele é, sem dúvida, a maior autoridade no assunto.
Cáceres
No mês de setembro acontece o Festival de Pesca de Cáceres, o maior torneio do mundo, com centenas de barcos e milhares de pescadores participando. Esse torneio já está registrado no Livro dos Recordes e vai movimentar o Mato Grosso, sendo considerada uma iniciativa ecológica, pois uma de suas principais metas é a preservação dos peixes brasileiros. Pescar, sim, mas nada de predações. E o máximo de respeito ao meio ambiente.
Lei de pesca
Mesmo enfrentando as dificuldades de inicio começa a ser cumprida a nova lei de pesca mineira, em vigor através da diretoria de pesca do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais. Tudo vem sendo elaborado para que em futuro próximo melhore nesse Estado a pesca, com o repovoamento dos rios, recuperação das matas ciliares e ponha-se um fim nos poluidores de águas e naqueles que praticam a captura das espécies de uma maneira fora da lei. Com trabalho e dignidade chegaremos lá…
Bacia do Paraná
A Bacia do Prata tem origem em Minas, sendo formada pelos rios Grande (divide MG de São Paulo) e Paranaíba (divide Minas e Goiás). Nesses dois rios ainda ocorrem bons peixes que fazem a alegria do pescadores.
História das Três Marias
Três Marias, em MG, nasceu com a inauguração da represa da CEMIG, no rio São Francisco. E para contar como tudo aconteceu Zaquia José Daura Resende escreveu o livro “História das Três Marias”, já na quarta edição e que agora poderá se transformar em filme, numa produção de conhecidos cineastas brasileiros.
Iscas
FUm tambaqui de 22 quilos foi apanhado por um pescador no rio são Francisco, norte de Minas. Esse peixe deveria estar sendo criado em alguma lagoa de fazenda e com a chuva passou para o rio. Viveu normalmente e chegou a esse peso.
FA carteira do pescador amador em Minas custa, em média, 20 reais, valendo por um ano e cerca de 60 mil já foram expedidas. O IEF espera atingir o número de 400 mil, que será um recorde nacional.
FCresce e muito o número de pescadores de todo o país que chega ao vale do rio Araguaia. A maioria acampa e uns poucos se hospedam em hotéis e pousadas.
Correspondência para essa coluna:
Rua Nivaldo Correa, 260 – bairro Jaraguá,
31270-450 – Belo Horizonte, MG