Turismo: a indústria do terceiro milênio

19 de abril de 2004

V Encontro Nacional do PNMT, realizado em Brasília, mobiliza 1.600 municípios brasileiros

O V Encontro Nacional do PNMT – Programa Nacional de Municipalização do Turismo, realizado de 03 a 06 de agosto no Pavilhão de Feiras e Exposições do Parque da cidade de Brasília, é o maior processo de desenvolvimento econômico e cultural do Brasil.


O V PNMT é um marco importante no Brasil, cujo programa é comprovado pelo grande sucesso em mais de 1.600 municípios com potencial turístico expostos em 284 estandes no pavilhão da EXPOBRASILIA. O grande público em contato com essa ampla exposição descobriu a imensa potencialidade econômica que o turismo municipal oferece como geração de riqueza, renda e emprego.


Segundo Anna Maria Marcondes Machado, o PNMT está de tal forma disseminado pelo Brasil que já possui vida própria. É um sucesso tão grande que independe de qualquer paternalismo do Estado.


Esse programa tem suas raízes no processo de desenvolvimento da Espanha com seus 40 milhões de turistas anuais, vindos do exterior. O êxito do turismo na Espanha deu-se pela descentralização turística, elegendo o regional, valorizando o seu patrimônio histórico de múltiplas etnias que misturaram o sangue espanhol, basco, mouro, castela,e leão , entre outras.


Os espanhóis tematizaram a história e a paisagem criando com isso vários produtos turísticos, com ampla variedade de componentes, valorizando desta forma todas as províncias. Agregando também sua riquíssima gastronomia, folclores, música, dança, touradas, artesanato, arquitetura entre outros bens culturais e históricos espalhados por todas as micro regiões do país.


Valorizaram os monumentos naturais, como: rios, cachoeiras, lagos, montanhas, cavernas, entre outros cenários da sua belíssima geografia. Todos esses fatores foram elaborados de forma temática como produtos turísticos.


A OMT – Organização Mundial de Turismo elaborou cientificamente as experiências desenvolvidas pela Espanha entre outros países, para criar um programa de descentralização turística, estruturada na célula mater da nacionalidade que é o município. Esta é a origem do PNMT cuja organização foi estimulada em convênio com a EMBRATUR em 1994, coordenada pela técnica em turismo, Anna Maria Marcondes Machado.


É lamentável que a grande mídia ainda não percebeu a revolução econômica e cultural que o turismo municipal representa. Um evento dessa importância teve pouquíssima cobertura, apesar dos grandes temas que ali foram debatidos, tais como: “O Privado e o Público: Parcerias necessárias”, por Lila Covas – Pres. Fundo Social de Solidariedade de São Paulo; “A importância das Organizações Sociais no Desenvolvimento Local,” por Augusto de Franco – Comunidade Solidária; “Proder e as Micro e Pequenas Empresas”, por Júlio Sérgio de Maia Moreira – Pres. Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa – SEBRAE; “Ministério do Esporte e Turismo – Ações e Estratégias”, por Rafael Greca – Ministro de Estado do Esporte e Turismo, além de muitos outros.


asdfadff
O CENÁRIO MÁGICO DO PNMT
Para realizar o V Encontro Nacional do PNMT, a Quality Produções
criou um novo conceito de montagem e decoração para a Exposição de Produtos
e serviços de Municípios turísticos. A decoração buscou homenagear os
municípios participantes do Programa Nacional de Municipalização do Turismo,
através das cores da Bandeira Nacional. Foram construídos grandes pórticos de
entrada, em madeira, resina e tinta, 03 estandes temáticos, 01 coreto em
estrutura metálica, painéis cenográficos e 3.000 bandeiras em tecido espiral.



Caio Carvalho fala do Brasil turístico


O presidente da Embratur, Caio Carvalho, é categórico: “O Brasil com seus 5.507 municípios, com mais de 160 milhões de habitantes e uma área de 8.547.403,5 km2, com as maiores bacias hidrográficas do mundo e vastíssima costa atlântica tem no turismo o seu maior trunfo para se tornar um dos maiores pólos de turismo receptivo do mundo”. Para isso, explica o presidente da Embratur, tem que se engajar totalmente no PNMT. No momento o Programa conta apenas com 1.400 municípios engajados, 4.000 monitores municipais, 4 programas federais parceiros, 6 instituições privadas, 2 bancos oficiais, 20 universidades e 3 organizações de classe, tal é a dimensão humana e institucional tramada e embalada pelo ideal de desenvolver os municípios brasileiros.


Tanto na área urbana, como rural, o Brasil tem atrações notáveis capazes de deslumbrar qualquer turista nacional ou estrangeiro. A vontade política do governo Fernando Henrique é que está fazendo desenvolver todas essas potencialidades. Se o Brasil ainda tem bolsões de pobreza é porque muitos governos estaduais e municipais, como a própria iniciativa privada, ainda não perceberam a imensa riqueza que o turismo representa. Em verdade, o turismo é a grande indústria do terceiro milênio. A indústria da beleza, da criatividade, da estética, da harmonia. A indústria de Paz, conclui Caio Carvalho.



Caio Carvalho confere com Anna Maria
Marcondes Machado detalhes do
Programa que está fazendo uma
revolução econômica e cultural nos
municípios turísticos brasileiros