Parceria do Sebrae com a Embratur valoriza artesãos, micros e pequenos empresários do turismo do interior

19 de abril de 2004

Sergio Moreira mostra como programa do Sebrae ajuda a gerar mais emprego e melhor renda

Durante o V Encontro do Programa Nacional de Municipalização do Turismo, o presidente executivo do Sebrae Nacional, Sérgio Moreira, falou sobre o Programa de Emprego e Renda do Sebrae que já beneficiou cerca de 1.600 municípios, sendo 600 deles com potencial turístico. Para Sérgio Moreira, o Proder é um programa importantíssimo pois ele valoriza o homem, ajuda a profissionalizar suas atividades e desenvolve as micro e pequenas empresas no interior do País, gerando emprego e renda. E a conseqüência é imediata: melhora também as condições sócio-econômicas dos municípios pela geração e manutenção de emprego e renda. }É assim que se evita o êxodo que vai provocar os grandes inchaços dos centros urbanos, salienta Sérgio Moreira para acrescentar: só a oportunidade de profissionalização do indivíduo e a possibilidade de se conseguir um ganho concreto é que vai levar a todos uma melhor qualidade de vida.



Para Sérgio Moreira, o Sebrae –
ao formular e multiplicar ações dentro de
um novo modelo de avaliação de resultados –
tornou-se referência nacional no universo
dos pequenos negócios do turismo



Objetivos específicos do Programa de Emprego e Renda


· Reduzir os índices de pobreza
· Disseminar e fortalecer a cultura empreendedora
· Fomentar o surgimento de novos empreendimentos
· Fortalecer os empreendimentos existentes
· Reduzir o êxodo do interior para os grandes centros urbanos
· Qualificar empreendedores e profissionais nas áreas técnicas, gerenciais e administrativas.



Parceria Sebrae/Embratur


O PNMT depois de ter dado vários frutos, acaba de dar mais um, agora na área institucional: a parceria entre o Sebrae e a Embratur. Caio Carvalho, presidente da Embratur, e Sérgio Moreira, presidente executivo do Sebrae, têm um encontro marcado para estudar uma estratégia para incrementar esta parceria. Como o Sebrae está muito bem instalado em todos estados brasileiros, haverá uma descentralização das ações, a fim de favorecer as vocações e projetos regionais. Assim, a intenção do Sebrae é ajudar a Embratur na profissionalização dos receptivos, desenvolvendo modelos de treinamento, com cursos de gestão de turismo e incentivando campanhas pela limpeza, de valorização à preservação ambiental e até de promoção dos negócios turísticos.
O que se sente é que a Embratur, Sebrae, Ministério do Trabalho com o FAT, Secretarias de Turismo dos Estados e Municípios, entidades empresariais, micro e pequenas empresas encontraram o fio da meada. Depois de baterem muito a cabeça, perceberam que só vai para frente quem se organiza e se profissionaliza. Daí, articuladamente, foi colocado em ação um projeto simples e bem objetivo: a mobilização de cada comunidade para a valorização e administração correta e moderna de seus atrativos turísticos. Onde há qualidade, harmonia, beleza, alegria, segurança, divertimento e bons serviços haverá sempre turista. E o turista, ao retornar para casa, é o grande divulgador dos sítios turísticos com suas observações, dicas e testemunho pessoal.



Artesanato competitivo


Sempre muito criativos, muitas vezes analfabetos, a grande maioria dos artesãos do interior do país não tem capacidade gerencial para se organizarem. Há que ter alguém para orientar. Foi aí que entrou o Sebrae. Por exemplo, na Bahia o Programa do Sebrae já atuou na capacitação e treinamento de trabalhadores, treinando mais 700 artesãos. Chegou a cadastrar 569 artesãos. BAHIARTE, o nome do programa, já ministrou vários cursos e hoje os artesãos trabalham com mais noção de preço, de custo e de gerenciamento do negócio. Mais do isso: o programa promoveu a ida dos artesãos para várias feiras e exposições. O programa que atende nove municípios baianos atua na capacitação e divulgação dos produtos, visando melhoria da produção, sem perda das características originais das peças.