Programa Xingó busca qualidade de vida

12 de abril de 2004

Sebrae e Comunidade Solidária entram na parceria para valorizar o homem e desenvolver pequenas empresas, gerando emprego e reduzindo o êxodo


Temas setoriais
Atuando em 29 municípios dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, o Programa encontra-se estruturado em nove áreas temáticas. Abrangendo uma área de 40 mil m2², com   uma população de aproximadamente 600 mil pessoas, no Programa Xingó cerca de 100 pesquisadores vem desenvolvendo projetos nos setores da Aquicultura, Arqueologia e Patrimônio Histórico, Atividades Agropastoris, Educação, Energia, Biodiversidade da Caatinga, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos e Turismo.


Resultados
Com a finalidade de aumentar a geração de empregos, trazendo oportunidades produtivas nas iniciativas das diferentes áreas, aproveitando as potencialidades da região  e enfrentado as adversidades locais, resultados concretos estão sendo obtidos nas atividades do Programa Xingó.
Piscicultura – No setor da piscicultura, uma unidade demonstrativa de cultivo em tanques-rede vem mudando a realidade da pesca praticada na região.
Educação – Na área de educação,  professores da rede pública estão sendo capacitados e o projeto de alfabetização e profissionalização de jovens e adultos contribuem para a formação profissional da comunidade.
Energia – Através da instalação de sistemas de eletrificação fotovoltaica o grupo de energia está promovendo a melhoria da qualidade de vida em comunidades da área de atuação do Programa, através da instalação de sistemas de bombeamento d’água e energização de prédios públicos com sistemas solares. 
Recursos Hídricos – Na questões relativas ao setor hídrico, a implantação de sistemas de irrigação, unidades de aproveitamento d’água de poços, sistemas de informações hidrológicas  e sedimentológicas, além de trazer benefícios a população local, pretendem-se constituir num referencial para pesquisas no país.
Turismo – Estabelecer um destino turístico na região do São Francisco, alavancando grandes oportunidades de negócios e empregos é o propósito da área de turismo. Um museu arqueológico e um centro de documentação e pesquisa são os projetos trabalhados pelos pesquisadores do setor de arqueologia e patrimônio histórico, a fim de resgatar a memória  história e cultural da região.
Diversidade biológica – No que diz respeito as questões ambientais, a diversidade biológica da região vem sendo estudada através de levantamentos faunísticos e florísticos e estruturação de um herbário e  um centro de informações de plantas da caatinga.


O Sebrae e o Programa Xingó


=O Programa Xingó foi instituído em 1996 e durante o seu desenvolvimento acumulou informações, conhecimento e aplicação desse conhecimento, traduzida em experiências-piloto bem sucedidas, de apoio ao desenvolvimento local. As ações desenvolvidas e em desenvolvimento estão distribuídas em 12 áreas temáticas.
=Um ponto básico, de entendimento comum, que consolida esta iniciativa, é de que “a prosperidade dos povos será decorrência da educação, associada à exploração das potencialidades e vocações, contemplando todos os aspectos do ensino, da profissionalização e da produção, especialmente direcionados para o desenvolvimento regional”.
=Atualmente o Programa Xingó busca ampliar as parcerias com outras instituições, governamentais e não governamentais. O intuito é ampliar o seu leque de ações e atingir, de forma efetiva, os objetivos a que se propõe. Considerando o direcionamento de suas ações para a promoção do desenvolvimento regional, fica bem caracterizada a pertinência de interação com o Sebrae, que pode promover o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios na região, possibilitando o aumento do emprego, das oportunidades de ocupação e da renda, no âmbito dos 30 municípios que compõem o universo de trabalho do Programa.
=Como primeira iniciativa para viabilizar a inclusão do Sebrae no Programa Xingó, foi realizado, em outubro de 1999, o Seminário de Integração do Programa Xingó, envolvendo como novos parceiros, além do Sebrae, a Embratur, o Banco do Nordeste e o Programa Comunidade Ativa.
=A atuação do Sebrae, no âmbito ambiental é pautada por: 1) conservação dos recursos ambientais; 2) racionalização do uso da água; 3) otimização do uso adequado da biodiversidade; 4) utilização de fontes alternativas de energia; 5) aproveitamento de resíduos e promoção da reciclagem; 6) promoção da gestão ambiental.


Sebrae quer reduzir pobreza gerando emprego


Para o presidente do Sebrae, Sérgio Moreira, é muito importante levar a experiência do órgão a esses programas que buscam a profissionalização, na busca de reduzir a pobreza, gerando empregos e melhoria a renda. “Nossa experiência mostra que uma região só vai para frente quando há parcerias de diversas instituições para mobilização da comunidade”, afirma.  Moreira explica o caso de um programa de artesanato na Bahia (Bahiarte), onde o Sebrae conseguiu, através de cadastramento dos artesãos, cursos, treinamento, estudos de mercado, criar um artesanato competitivo. Os próprios artesãos (muitas vezes analfabetos) não sabem como se organizar e na maioria dessas comunidades não há ninguém que tenha experiência para capacitá-los gerencialmente. Aí é que entra o Sebrae, que busca na própria comunidade pessoas mais capacitadas para se reciclarem e ajudarem na disseminação e fortalecimento de uma cultura empreendedora.
O importante é integrar os artesãos ao mercado turístico global da região, orientando-os para que eles trabalhem com mais noção de preço, de custo e de gerência de negócio. O Programa Bahiarte desenvolvido pelo Sebrae na Bahia criou um artesanato competitivo e a experiência pode ser levada a outras comunidades.
Mais informações:  (61) 348-7262 e (71) 320-4300