Coluna do Meio

Cerrado e Caatinga

24 de maio de 2004

 O Cerrado e a Caatinga poderão compor, juntamente com a floresta amazônica, a Mata Atlântica, o Pantanal mato-grossense e a zona costeira, o conjunto de biomas apontados como patrimônio nacional pela Constituição. Proposta de emenda nesse sentido, de autoria do senador Demóstenes Torres (PFL-GO), recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, e agora será… Ver artigo

 O Cerrado e a Caatinga poderão compor, juntamente com a floresta amazônica, a Mata Atlântica, o Pantanal mato-grossense e a zona costeira, o conjunto de biomas apontados como patrimônio nacional pela Constituição.
 Proposta de emenda nesse sentido, de autoria do senador Demóstenes Torres (PFL-GO), recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, e agora será analisada pelo plenário do Senado.
 Segundo o texto constitucional, a utilização de cada área considerada patrimônio nacional será feita “dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais!
 Sempre é bom ver aumentado nosso patrimônio natural.


Ciência da ilustração


 Eles ilustram de borboletas, girinos, aves, insetos a grandes animais.
São os profissionais da ilustração, contratados por pesquisadores, para seus trabalhos científicos.
 De certa forma, os ilustradores são seguidores dos grandes naturalistas que passaram pelo Brasil do século 17 a 19 e fizeram as primeiras ilustrações da biodiversidade brasileira: Albert Eckhourt, Debret, Rugendas, Warming, von Martius entre outros.
 Sabe por que a ilustração é mais importante do que a foto? Simples:
  1 – Porque muitos animais nem podem ser fotografados, pois já estão extintos;
  2 – A ilustração mostra mais detalhes do que a foto
  3 – A ilustração pode realçar características de interesse científico
  4 – Há situações que nem dá para fotografar, como a boca e olhos de um girino ou a estrutura óssea auditiva de um roedor.
 Cada vez mais, os ilustradores ganham importância científica.


?A cidadania, em política ambiental, requer que encaremos os seres humanos como agentes, não só como pacientes?
   De Amartya Sen, 71 anos, o cientista indiando que foi Prêmio Nobel de Economia, em 1998.


Capacitação profissional


 Os alemães sempre estão lá na frente quando o assunto é meio ambiente.
 O Departamento de Meio Ambiente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha acaba de fechar uma parceria com a InWEnt, instituição internacional sem fins lucrativos.
 O objetivo da parceria, que será anunciada oficialmente no próximo dia 29 de junho, durante  um evento na capital paulista, é promover a transferência de tecnologia e a capacitação de profissionais dos setores público e privado nas seguintes áreas:
 Descontaminação de solo, biocombustíveis e tecnologias limpas. 
 De origem alemã, a InWEnt é uma instituição que atua em vários países do mundo na capacitação de profissionais nas mais diferentes áreas.
 Taí uma boa oportunidade para quem quiser investir na própria formação profissional.


RÁPIDAS


 O mundo animal é cruel: 62,5% dos zoológicos brasileiros funcionam sem licença. O Brasil tem, segundo o Ibama, 120 zôos, dos quais apenas 45 são licenciados. Pelo censo de 2000 feito pela Sociedade de Zoológicos do Brasil, nossos zôos abrigam 31.096 animais.
 Água de lastro – um problema ambiental que não tem tamanho, provocado pela água que os navios ?engolem? para fazer lastro. ?Bebe? aqui e ?gospe? lá longe. Resultado: vários tipos de animais, plantons, algas, moluscos são levados de um lugar para outro e podem procriar onde não existem os predadores naturais. É o caso dos mexilhões dourados que foram trazidos da Ásia pelas águas de lastro e hoje invadiram a barragem de Itaipu. Causam os mais variados problemas até nas turbinas da hidrelétrica.
 Tempo de eleição. Tempo de cobrar propostas socioambientais dos candidatos e tempo de não votar em candidatos que sujam a cidade com cartazes, folhetos e pichações.