Gerenciamento e revitalização do rio São Francisco

MARINA SILVA:“Um olhar de amor e não de paixão sobre o Velho Chico”

24 de maio de 2004

Ministra do Meio Ambiente, poeticamente, deu seu recado sobre a transposição


Foto: A apresentação do relatório final do Programa de Ações Estratégicas para o Gerenciamento Integrado da Bacia do São Francisco foi no gabinete da ministra Marina Silva e contou com a presença do ministro Ciro Gomes, da diretoria do Comitê da Bacia, dos secretários de Minas, Bahia, Alagoas, diretoria da ANA e de representantes de todos os órgãos envolvidos no trabalho.


Jerson Kelman:
“A parte mais delicada do trabalho começa agora e o comitê tem a grande missão de dar continuidade a esse trabalho.”


Jorge Kouri:
“Queremos estar juntos com o MMA, com o Ministério da Integração e com a ANA até o final da missão. Temos uma visão nacional e de conjunto”.


Luiz Carlos Fontes:
“Estamos comemorando um ano de atuação do Comitê da Bacia do Rio São Francisco. A etapa agora é mais árdua por ser de decisões estratégicas, questão de outorga, por exemplo. A sociedade espera de nós uma gestão eficiente e produtiva”.


José Carlos Carvalho:
“Estamos fazendo política com P maiúsculo. Todo o calendário de reuniões está pronto e, importante, vejo neste trabalho um sentimento de Pátria, de trabalho cívico e queremos chegar a 9 de julho com um grande pacto de gestão para a bacia do rio São Francisco”


Ministro Ciro Gomes:
“Parabéns pela qualidade do trabalho apresentado. Gostaria de destacar dois valores, diante da complexidade desta grande tarefa: 1) Convocação à racionalidade para opor-se ao clientelismo e ao egoísmo mais rasteiro, pois só  a inteligência pode colocar luz a tantos conflitos; 2) Espírito republicano – a racionalidade abraçada ao espírito público vai nos trazer um grande resultado técnico e político”.


Ministra Marina Silva:
“Está aí um produto final muito bem feito, pois é resultado da junção de eficiência técnica e dedicação pessoal. Só peço a todos aqui presentes e a todos lá fora ligados ao Velho Chico que tenham um olhar de amor e não de paixão sobre o rio São Francisco”.