Boca no Trombone

21 de junho de 2004

Às vezes, não dá para segurar. Só mesmo o desabafo para protestar e exigir respeito ao meio ambiente. Este é um espaço reservado aos leitores inconformados.

Defesa do Paranoá
"De uma mesma ação tive dois sentimentos opostos. Primeiro, de alegria. Me senti recompensada em saber que existem pessoas boas, voluntárias e que ainda têm o sonho de salvar o mundo. Assistir aos mergulhadores, estudantes e até alguns funcionários públicos entrando no Lago Paranoá, em Brasília, para recolher o lixo fez bem aos meus olhos. Tiraram lixo das águas: pneus, carrinho de mão, garrafas e mais garrafas,  e até sofá e geladeira. Mas tive também um sentimento de tristeza.  É impressionante como ainda existem pessoas que fazem dos lagos, dos rios e do mar um grande lixão. Sujam a água que eles vão beber. Um pecado contra Deus e contra os homens.”
Silvany Dias – Sobradinho – DF

Meio ambiente todo mês
“Aqui em minha cidade aconteceram vários eventos para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Todos bem interessantes. Teve atividades nas escolas,  em algumas empresas e até na prefeitura. Gostaria de fazer um registro: será que esse Dia do Meio Ambiente não deveria acontecer todos meses e não uma só uma vez por ano? Acho que o exemplo que fica de atividades externas ensina mais do que as teorias nos bancos escolares”.
Albertina B. Cruz – Niterói – RJ

Uma vergonha!
“Estou escrevendo apenas para dizer que  acredito mais no povo brasileiro do que nos políticos, nos prefeitos e nos juízes. Nunca vi tanto interesse pessoal na administração da coisa pública. O TSE faz muito bem em diminuir o número de vereadores. É um absurdo o que acontece no Brasil. Cada autoridade – seja do executivo, do legislativo ou do judiciário – puxa a brasa para sua sardinha. As Câmaras de Vereadores são todas uma vergonha!”.
Silva P. Jardim – Campinas – SP

Alô Vigilância Sanitária
“Acho que muitos leitores vão concordar comigo: se é para ter toalete dentro dos ônibus estaduais, seria bom que eles fossem bem limpos. Acontece que esses ônibus não limpam bem esses toaletes e as pessoas ficam horas e horas viajando com aquele cheirinho enjoado de xixi. A quem apelar? Não seria muito melhor, então, acabar de vez com os toaletes dentro dos ônibus?”
Kleber A. Lucas Cássio – Cuiabá – MT

Sujismundos das ruas
“É duro ver alguém atirar lixo pela janela de um carro. É impressionante como jogam de tudo na rua: binga de cigarro, folhetos de propaganda que os motoristas apanham nos sinais e até lata de refrigerante. Uma tristeza! Digo sempre para as pessoas buzinarem para os sujismundos. É uma forma de protestar e alertar. Quanto às autoridades, multa neles!”
Sílvio V. Nogueira – Rio de Janeiro – RJ