PV faz balanço das eleições de 2004

20 de outubro de 2004

Sarney Filho mostra crescimento do Partido Verde em todo Brasil



 


Para o deputado maranhense, o PV faz parte de um país com megabiodiversidade. “A preocupação ambiental está presente na nossa formação, inclusive no Hino Nacional, cuja primeira estrofe cita um rio que infelizmente nem existe mais, que é o rio Ipiranga. Suas águas viraram braço de um grande esgoto em São Paulo. Tudo isso fez com que nosso programa e nossa mensagem encontrassem eco no ouvido da população brasileira”, salienta o ex-ministro do Meio Ambiente, deputado Sarney Filho.


Crescimento


 


O PV conseguiu eleger 55 prefeitos em todo o país e mais de uma centena de vice-prefeitos e 772 vereadores. No Maranhão, por exemplo, ficou patente a atuação de Sarney Filho, pois em seu estado o PV nunca tinha eleito um prefeito sequer, nesta eleição de 2004 elegeu 20 prefeitos. O PV ainda vai participar de um segundo turno, no município de Mauá, em São Paulo. Aliás, no estado de São Paulo, o PV tinha apenas cinco prefeitos e agora poderá ter 16 prefeitos, se eleger no segundo turno o candidato Leonel Damo a prefeito de Mauá.
Para Sarney Filho, passou a hora de discutir somente quem é de esquerda ou de direita. “Esse discurso, na percepção do povo brasileiro, está ultrapassado. Nós queremos discutir agora é qual o modelo de desenvolvimento que vamos adotar”, salienta o líder do PV. “E não tenho dúvida de que é o do desenvolvimento sustentável, com atenção especial às nossas três agendas: a Agenda Verde, das florestas e parques; a Agenda Azul, das nossas águas, com fortalecimento das bacias hidrográficas e dos comitês de bacias; e a Agenda Marrom, das nossas cidades, com destinação correta para o lixo e tratamento adequado para o esgoto”, conclui o deputado Sarney Filho.
Em pronunciamento no plenário da Câmara Federal, Sarney Filho fez questão de falar da coerência do PV e de dizer que o partido vai continuar lutando pelo desenvolvimento sustentável, firmando compromissos permanentes com o povo brasileiro. “Por exemplo – lembrou o deputado maranhense – somos favoráveis à pesquisa com células-tronco e ao entendimento da Câmara dos Deputados de que a CTNBio pode e deve dar a palavra final para a realização dessas experiências.
No que diz respeito à liberação de produtos geneticamente modificados, é necessário que passem pelos trâmites adequados, que sejam aprovados pela CTNBio e licenciados pelo órgãos relacionados ao meio ambiente e à saúde”.


Os números


Em 2003, o PV tinha apenas 96 mil filiados.  Em abril de 2004 passou a ter cerca 173 mil. O Estado em que os Verdes contam com maior número de filiados é São Paulo (43.885). Roraima é o estado que tem menos (367). Dessa forma, o PV ocupou, no pleito de 2002, o 14o lugar entre os 27 partidos. Já nas eleições 2004 o PV passou para a 11a posição no número de candidatos apresentados. Enquanto o primeiro colocado (PMDB) apresentou 37.917 candidatos, o PV deferiu 11.274 candidaturas, um crescimento de mais de 100% em relação às eleições de 2000.
O número de diretórios do PV que disputou as eleições passou de 717, em 2000, para 1.852, em 2004. O estado que possui, hoje, o maior número de diretórios é o de São Paulo (389) e o menor é Roraima (15 municípios).
Nas eleições de 2000, o PV lançou 136 candidatos ao cargo de prefeito (elegeu 13) e 5.941 candidatos a vereador (elegeu 315).
Agora nas eleições de 2004 foram deferidos 291 candidatos ao cargo de prefeito, 397 vice-prefeitos e 10.596 candidatos a vereador. O PV elegeu 772 vereadores e 55 prefeitos (Em 1º PV Maranhão, com 20; em 2º PV São Paulo, com 15; em 3º PV Rio de Janeiro, com quatro).


Deputado Sarney Filho: “Passou a hora de discutir somente quem é de esquerda ou de direita. O discurso agora é qual o modelo de
desenvolvimento que vamos adotar dentro das três agendas: Agenda Verde (florestas), Agenda Azul (água) e Agenda Marron (cidades)