Correios lançam o selo personalizado
20 de outubro de 2004Tangará: a beleza personalizada do pássaro dançador
Foto: O selo personalizado destaca o pássaro Dançador (Chiroxiphia caudata)
O pássaro Dançador mede 15cm e aparece nas matas densas que vão da Bahia até o Rio Grande do Sul. O macho é azul celeste, com cauda preta, tendo, no alto da cabeça, uma coroa vermelha brilhante. Na cauda, as duas penas centrais projetam-se além das outras. A fêmea é verde escuro, reconhecida por um ligeiro prolongamento da cauda. Os machos imaturos são totalmente verde-oliva, mas alguns jovens podem ser distinguidos das fêmeas devido ao vermelho na fronte, que adquirem antes da troca de plumagem do restante do corpo.
O selo tem valor correspondente ao primeiro porte comercial e pode ser personalizado com imagens e logomarcas de pessoas físicas e jurídicas preocupadas com as questões ambientais.
O que é o selo personalizado
A Divisão de Filatelia dos Correios explica que o selo personalizado acabou sendo uma “tirada de mestre” para ecologistas, ambientalistas e amantes da natureza.
O selo personalizado é composto de duas imagens distintas, separadas por picote, sendo uma delas um selo postal e a outra uma vinheta, na qual é impressa uma foto ou imagem escolhida pelo cliente. A imagem pode ser de pessoas, paisagens, desenhos, natureza, animais silvestres, selvagens, em extinção, de estimação, marcas de empresas, produtos ou serviços e de personagens ou obras artísticas próprias. Esse selo, além de ser útil no envio de correspondências, é usado como difusor de marcas, veículo de promoção pessoal e empresarial.
O selo postal que compõe o selo personalizado será produzido com valor facial vinculado à tarifa postal. A vinheta não tem valor facial. Os Correios definirão dentre os motivos da Programação Anual de Selos Postais Comemorativos e Especiais, quais serão destinados à produção do selo personalizado.
O prazo de circulação do selo personalizado é determinado pela vigência da moeda nele impressa e pela disponibilidade do selo. A personalização será feita na quantidade mínima de uma folha por cliente.
O serviço de personalização de selos postais pode ser solicitado nas agências Centrais, Filatélicas e de Conveniência dos Correios ou via internet pelo site www.correios.com.br.
Divisão de Filatelia – DPFIL
Ed.-Sede dos CORREIOS 12º ala sul
(61) 426-1804 – virtual 400-1804