Pelo Brasil

ANA e ANEEL têm novos presidentes

10 de dezembro de 2004

José Machado vai para a ANA e Jerson Kelman para a ANEEL


José Machado leva para a ANA toda sua experiência de primeiro presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Capivari e de seu trabalho, como deputado federal, na relatoria dos projetos de lei que instituíram a Política Nacional de Recursos Hídricos e a ANA.


Depois de alguns desentendimentos no caso das licenças ambientais, as ministras Dilma Rousseff, das Minas e Energia, e Marina Silva, do Meio Ambiente, acertaram os ponteiros políticos e fizeram uma nota conjunta para anunciar os novos presidentes da ANA-Agência Nacional de Águas, e da ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica. Com o fim do mandato de José Mario Abdo, na ANEEL, assume como diretor-geral o então presidente da ANA, Jerson Kelman. Para o lugar de Kelman, na ANA, vai o atual prefeito de Piracicaba, José Machado.  Kelman e Machado, deverão ser sabatinados e aprovados pelo Senado Federal, antes de  nomeados pelo Presidente Lula.
JERSON KELMAN – O engenheiro Jerson Kelman é professor de recursos hídricos da Coppe/UFRJ e trabalhou no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica. Participou da criação da ANA e ocupa o cargo de diretor- presidente desde a implantação da Agência, em 20 de dezembro de 2000, além de atuar como membro dos Conselhos Nacionais de Recursos Hídricos, Política Energética e Meio Ambiente.
JOSÉ MACHADO – O economista José Machado é atual prefeito de Piracicaba-SP, pelo PT, exercendo o cargo pela segunda vez. Na administração municipal, recebeu os prêmios Prefeito Empreendedor, do Sebrae, e Prefeito Amigo da Criança, da Abrinq. Por duas vezes, exerceu o mandato de deputado estadual por São Paulo. Como Deputado Federal foi titular das comissões Permanente de Economia, Indústria e Comércio, Permanente de Constituição e Justiça e Permanente de Meio Ambiente. Na área dos recursos hídricos, Machado foi o primeiro presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Capivari e colaborou para a relatoria dos projetos de lei que instituíram a Política Nacional de Recursos Hídricos e a ANA.