Pelo Brasil

Apoio aos deficientes visuais

23 de fevereiro de 2005

Inserção social e meio ambiente

Fotos: Álvaro Vallim


Foto: Guiados por uma corda, os deficientes visuais fazem a leitura e aproveitam para sentir o cheiro e a textura das plantas


Inserção Social. Essa intenção motivou Emiliano Lobo de Godoi, diretor de Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, a criar a Trilha Ecológica para Portadores de Necessidades Especiais (Visuais) no Parque  Altamiro de Moura Pacheco, em Goiânia., a exemplo do que já ocorre em propriedades particulares na Chapada dos Veadeiros.
Com a abertura da trilha ele realizou um antigo desejo. “Sonho em fazer isso há muito tempo. Nossa função é receber toda a sociedade, ou seja, portadores de necessidades especiais fazem parte de nosso público”, afirma. A iniciativa teve como principais objetivos proporcionar mais uma opção de lazer e contato com a natureza a essas pessoas e integrá-las à sociedade.
A trilha possui cerca de 250 metros de extensão e foi preparada de acordo com as necessidades de seus usuários. Foi instalado um corrimão feito de corda, que serve de apoio, além de placas com informações sobre a flora local e outras questões relacionadas ao meio ambiente, em braile. Onde há placa há um nó no corrimão, para alertar sobre a existência da mesma. 
Além de fazer a leitura, os usuários aproveitam para sentir o cheiro e a textura das plantas. Também foram colocados bancos no caminho, para descanso durante o passeio. Ao final, uma bica de água potável espera os visitantes. Lá eles podem aproveitar a água fresquinha para matar a sede e retomar as forças para completar o trajeto até a sede do Parque. 
Emiliano de Godoi destaca a importância do apoio recebido da Associação dos Deficientes Visuais de Goiás (Advego), que confeccionou as placas em braile.
Para o presidente da Advego, Lucas Afonso da Silva, a oportunidade representa um grande avanço, já que possibilita ao deficiente visual mais um acesso ao conhecimento. “Nós ouvimos falar muito do verde, da natureza, mas não sabemos como é. Agora podemos tocar nas plantas, receber informações sobre elas”.
A Advego tem 23 anos de existência e possui mais de 800 associados. Lucas comemora também o fato de a iniciativa ter partido de fora, já que normalmente a associação tem de brigar muito para conseguir ter seus direitos garantidos e obter benefícios. “Emiliano se preocupou com o nosso caso e nos procurou para que pudéssemos definir juntos como seria a trilha. Fomos amadurecendo a idéia até chegarmos a uma conclusão”, explica.
Lucas sugere que os demais visitantes do parque conheçam a Trilha Ecológica para Portadores de Necessidades Especiais. “Acho que é uma experiência muito importante”, ressalta. A opinião é compartilhada com Emiliano, que assegura que a trilha está aberta e disponível para quem se interessar. Ele aproveita ainda para adiantar uma novidade, pois o trabalho está sendo ampliado: uma trilha para usuários de cadeira de rodas.
Associação dos Deficientes Visuais  Estádio Olímpico – Centro 74045-020 – Goiânia-GO


Foto: Emiliano Lobo de Godoi


Ecoturismo em Santarém
Alter do Chão: belezas para o mundo ver


Santarém, no Pará, quer incrementar o turismo ecológico. A cidade, que é o mais importante pólo turístico do rio Tapajós, acaba de criar seu Convention & Visitors Bureau.
O CVB é uma associação empresarial criada para atrair mais eventos ou turistas e
aumentar os negócios no setor turístico de uma cidade ou região. Apoiados pelo Sebrae de Santarém, empresários do ramo turístico da região (hotelaria, alimentação, transportes e agências receptivas de viagens) constituíram o Tapajós Convention & Visitors Bureau para organizar os serviços, produtos e promoção do destino turístico Tapajós para o mercados nacional e internacional, envolvendo empresas turísticas como hotéis, agências de
viagens, empresas de transporte, locadoras etc. Durante a assembléia foi constituída a diretoria do Tapajós CVB que tem como presidente a Sra. Irene Belo Gonçalves, sócia do Belo Alter Hotel e dois vice-presidentes, Valdinor Mota da Silva da Santarémtur e Marcos Medeiros de Carvalho do Hotel Apiacás de Itaituba. O CVB Tapajós funciona na nova sede do Sebrae na Avenida Floriano Peixoto, 777, em Santarém. Fone: (093)523-2768
O Pará, especialmente a região oeste, possui um grande potencial turístico, com belezas exóticas, culinária exuberante e uma hospitalidade. O Sebrae, certo dessa potencialidade tem buscado valorizar o ramo turístico proporcionando várias consultorias ao empresariado local, aos artesãos, aos barraqueiros das praias da região, dentre outros, “tudo isso com o intuito de melhorar a receptividade e os produtos turísticos de nossa região”, afirmou Roberta Mirândula, responsável pelo Centro de Resultados (CR) de Turismo do Sebrae/Santarém.