Sebrae: qualidade para pequenas empresas
21 de março de 2005Sebrae-DF apresenta programa de gestão ambiental para reduzir desperdício e poluição
Dia 03 de março, em solenidade realizada em Brasília, com a presença de autoridades do Ministério do Meio Ambiente e de integrantes da diretoria nacional do Sebrae e dos dirigentes regionais do Sistema, o Sebrae lançou o Programa de Gestão Ambiental. Com uma linguagem direta e dirigida às micros e pequenas empresas, abrangendo os ramos da indústria, comércio e serviços nos diversos segmentos empresariais e agronegócios, o Sebrae-DF lançou um programa que contempla, além de palestras de sensibilização nas empresas, uma série de material didático composta de cartilha, vídeo, folder, CDrom, livros, revistas, metodologias, cartazes e cursos teóricos e práticos.
O foco básico do programa é a redução de desperdício de água, energia e matérias-primas, nas micro e pequenas empresas. Com este programa, o Sebrae espera tornar as micro e pequenas empresas mais competitivas, podendo assim aumentar a rentabilidade dos seus negócios e contribuir para a redução dos impactos ambientais negativos e para o desenvolvimento sustentado.
Agente indutor da gestão ambiental
Segundo Newton de Castro, as micro e pequenas empresas representam 98% das empresas brasileiras, empregam cerca de 60% de mão-de-obra e contribuem com cerca de 20% do PIB. Como qualquer segmento empresarial, demandam recursos naturais e, assim podem provocar danos ambientais. “Os investimentos ambientais precisam ser mais compreendidos como fatores de eficiência competitiva. Em geral, são vistos como despesa e não como investimento. Nesse contexto, torna-se importante a atuação do Sebrae como agente indutor da gestão ambiental nas empresas”, lembra Newton de Castro.
O trabalho do Sebrae-DF nesta área resultou, também, na constituição do Núcleo de Gestão Ambiental – NGA, que congrega uma equipe multidisciplinar de técnicos especializados para atuar de forma interdisciplinar no desenvolvimento de metodologias e produção de material didático. Foram parceiros do Sebrae-DF nesse projeto piloto, o CNPq, o IEL/DF, o Sebrae Nacional, os Sebrae estaduais e o Ministério do Meio Ambiente.