Pelo Brasil

Parque da Serra da Tiririca

19 de abril de 2005

IEF-RJ quer revitalizar a unidade

O Parque da Serra da Tiririca, em Niterói, vai ganhar novo mobiliário para a sede administrativa, reforma do veículo utilizado nas vistorias, contratação de cinco novos guardiões da floresta e criação de uma logomarca. Todo esse investimento será resultado de um termo de compromisso ambiental assinado entre o Instituto Estadual de Florestas/IEF-RJ, que administra o parque, e a Companhia de Gás do RJ/CEG. Vai custar R$ 145 mil.
Com essas melhorias, o IEF espera dar mais condições à administração do parque para receber visitantes e evitar que ocorram crimes contra o meio ambiente no local. Os novos guardiões da floresta serão utilizados no patrulhamento da área de 1.800 hectares que engloba os municípios de Niterói e Maricá – todos serão contratados no sistema de cooperativas e deverão, necessariamente, ser moradores de comunidades carentes da região.
Para o presidente do IEF, Maurício Lobo, o projeto de melhoria da infra-estrutura e de apoio operacional do Parque vai evitar sua degradação. “Esse reforço vai servir para darmos continuidade ao trabalho árduo que vem sendo feito hoje pela nossa equipe de fiscalização na Serra da Tiririca”, afirma Lobo.
Somente no ano passado, 61 vistorias foram realizadas pelos técnicos do IEF que cuidam do parque, sendo 17 delas relacionadas a denúncias feitas pela população. O Parque Estadual da Serra da Tiririca foi criado em 1993, após uma ampla mobilização dos moradores de Niterói e Maricá. 
Informações:
(21) 2609-2903