Cartas

Com a palavra, o leitor

19 de abril de 2005

Entrevista ANAO novo presidente da ANA tem que pensar mais  no projeto  Brasil e menos nos projetos do PT. Será que o novo presidente da ANA não sabe que estudos científicos mostram que nos últimos 50 anos as águas do rio São Francisco diminuíram em 20%? A ocupação do Cerrado, os projetos de irrigação, a… Ver artigo

Entrevista ANA
O novo presidente da ANA tem que pensar mais  no projeto  Brasil e menos nos projetos do PT. Será que o novo presidente da ANA não sabe que estudos científicos mostram que nos últimos 50 anos as águas do rio São Francisco diminuíram em 20%? A ocupação do Cerrado, os projetos de irrigação, a agricultura tudo isso é uma bomba de sucção a puxar água da bacia do São Francisco e jogar para outras partes do mundo ou mesmo para o céu.  E a tendência é só piorar.
Edésio Marcos A. Guimarães
Belo Horizonte – MG


Parque dos Pássaros 1
Parabéns por fazer um jornal cada dia mais competente, informativo, interessante de ler e – o mais importante – engajado na defesa de nosso planeta. Na edição de março, foi triste constatar a ameaça de extinção de várias espécies de aves. Mas é uma felicidade saber que ainda existem pessoas como os biólogos Flávio de Britto Pereira e Eliane Barbosa. É uma pena que nossos pássaros precisem ficar confinados para não serem aprisionados em gaiolas, contrabandeados ou mortos. Vá em frente.
Orlando Pontes
Brasília – DF


Parque dos Pássaros  2
Ao cumprimentar toda equipe da FMA pela maravilhosa edição de março, gostaria de fazer uma consulta: qual o custo e como posso receber 100 exemplares do jornal aqui na Semadur, no Rio de Janeiro?
Alcebíades Sabino dos Santos
Subsecretário de Estado do
Meio Ambiente – Rio de Janeiro – RJ


Pássaros e Água
Quero cumprimentar toda equipe do jornal pela edição de março e destacar duas matérias que me chamaram a atenção:  No  Mundo das aves, sobre o maior viveiro de pássaros do Brasil, em Rio das Ostras, e sobre o Dia Mundial da Água, com o início do Decênio Internacional para Ação Água – 2005 / 2015.
Humberto E.C. Mota
Secretário de Estado de
Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro- RJ


Respeito e atenção
Toda vez que recebo a Folha do Meio Ambiente leio com muita atenção e respeito. Sinto muita seriedade e acompanho, de certa forma, a difícil luta do jornal para se manter com a qualidade costumeira.
Queria cumprimentá-los pela edição da Semana da Água, mas também queria destacar um fato que, talvez, até mesmo vocês já perceberam: está havendo erros de hifenização mais do que o normal. Sei do problema dos programas de computador e sei também que não é fácil manter tanto rigor. Mas pela qualidade e seriedade das matérias do jornal, vale a pena buscar, também, uma perfeição gráfica no que diz a separação de palavras.
Cláudio V. Nogueira Lima
São Paulo – SP


Serra da Capivara
Vi que o Ministério do Meio Ambiente correu atrás do prejuízo e criou o corredor ecológico que une as serras da Capivara e das Confusões. Um pouco atrasado, mas tudo bem. Agora queremos saber se a decisão do MMA é para valer ou é apenas um jogo de cena para justificar tantas omissões. Acho que a mídia deveria acompanhar de perto o cumprimento da portaria da Ministra Marina Silva. Queria ainda me congratular com os jornalistas que fazem a FMA pela oportuna  defesa deste patrimônio brasileiro que é o Parque Nacional da Serra da Capivara. Parabéns também à profesora Niéde Guidon.
Professora Meire A. Santos
Fortaleza – CE


Hidrômetros individuais
Uma coisa me chamou muito a atenção na edição de março: a aprovação pelo governo de Brasília de colocação de hidrômetros individuais nos apartamentos de prédios de condomínio. Isso é muito importante e acho que é o tipo de iniciativa que deveria ser copiada por todos os estados e municípios. Gostaria de ter mais detalhes deste projeto.
Marilena B. de Ameida
Belo Horizonte – MG
NR:   Por favor, entre em contato com a Companhia de Água e Sabeamento de Brasília – Caesb Fones: (61) 214-7117 / 214-7118  e  (61) 214-71100


Passa Quatro 1
Com relação à matéria publicada na Folha do Meio Ambiente, edição 154, página 3, sobre a ampliação da Granja Santa Clara, em Passa Quatro-MG, incumbiu-me o Secretário José Carlos Carvalho de encaminhar para a sua redação o Auto de Fiscalização elaborado por técnicos do Instituto Estadual de Florestas.
Antônio Eustáquio Oliver
Chefe de Gabinete da Semad – MG


Empreendimento: Granja Santa Clara
Empreendedor: Manoel Carlos da Cunha e outro
Atividade: avicultura de postura
Em vistoria realizada no empreendimento foi constatado que:
— O empreendimento recebeu o Certificado de Licenciamento Ambiental, em novembro de 2004, de Licença de Instalação de Ampliação;
— As condicionantes estão dentro do prazo para efetivação;
— Existe uma pequena lagoa no local, formada em decorrência de antigas extrações de argila para a fabricação de tijolos;
— Fomos informados pelo gerente do empreendimento, que o terreno encontra-se fora do perímetro urbano e também fomos informados pelo vice-prefeito municipal, via telefone, que a Prefeitura está articulando um topógrafo com o objetivo de determinar em campo a linha divisória das áreas urbana e rural, com base nas descrições de rumo verdadeiro registradas.
Fiscal Eduardo Ribeiro Lima – Proc. 146/04/02/04


Passa Quatro 2
Passei alguns fins de semana em Passa Quatro-MG e, de fato, vi que as granjas têm prestado um desserviço turístico à região. Há que haver mais controle ambiental quanto ao problema do terrível mau cheio que vem das granjas. Não sabia sobre o problema do uso abusivo da água do rio Verde. Na minha próxima viagem vou prestar mais atenção a esse problema e volto a escrever para vocês. Parabéns pelo jornal, uso nas minhas aulas na faculdade.
Sílvia G. Abreu
Rio de Janeiro – RJ


Material didático
Queria fazer um pedido importante: como receber uma coleção do jornal para trabalhar em sala com meus alunos? Vocês não imaginam a importância da FMA como material didático nas nossas escolas para aulas de educação ambiental.
Âgela B. Mascarenhas
Vitória – ES