Gente do Meio

Cristina Garcez: um doce olhar sobre o Cerrado

19 de abril de 2005

Bióloga e ilustradora científica: sensibilidade à flor da pele

Cristina Garcez, sensiblidade e muita técnica nas ilustrações


Antes eram os pintores-retratistas que com sua arte registravam a história. Eles congelaram para a eternidade a vida dos papas, dos reis e dos nobres. Depois eram os pintores-biólogos que estudavam e desenhavam cada detalhe da natureza. Eram os retratistas da vida, como o


Mico-leão dourado  Leontopithecus rosalia


Barão de Langsdorff,  Von Martius, Augusto Saint Hilaire, Debret, Peter Lund, Peter Andréas Brandt, Eugenio Warning, Svend Frisch e tantos outros. O desenho de uma ave, de uma folha, de uma semente era sempre mais perfeita do que a própria fotografia. Seguindo esta mesma trilha nasceu Cristina Garcez, bióloga e ilustradora científica.


Cigana-do-cerrado Calliandra dysantha


O olhar acostumado desde a infância à paisagem do Cerrado, com suas árvores retorcidas, seus frutos típicos e suas flores resistentes às intempéries, fez de Cristina Garcez uma sensível curtidora dessa incrível beleza, às vezes áspera, do Planalto Central.


Jatobá-do-cerrado Hymenea stignocarpa


Essa vivência incutiu ao longo dos anos na bióloga formada pela Universidade de Brasília, em l998, o gosto pelo desenho com que começou a reproduzir no papel tudo que lhe despertava interesse no mundo da fauna e da flora de Brasília e de outras regiões. Já consciente de sua vocação,


Seriema – Cariama cristata


Cristina partiu então para um vôo de mais longo alcance, indo parar na Austrália num curso de especialização em ilustração científica. Lá apurou os seus dotes naturais e terminou na capa de revistas científicas do gênero.


Periquito-rei australiano Australian king Parrot – Alisterus scapularis


De volta ao Brasil, trabalhando em Brasília, colaborou com seus desenhos em várias teses acadêmicas e em publicações da Embrapa. Agora, como pode ser conferida na edição 155 (março) da Folha do Meio Ambiente, Cristina Garcez foi descoberta pelo Departamento de Filatelia dos Correios. Ela foi selecionada para elaborar o selo temático dedicado ao cupuaçu.
Vale conferir um pouco mais do trabalho maravilhoso de Cristina Garcez. Nessa página, alguns exemplos de sua apurada técnica e colorido, sempre fiéis à nossa natureza tão característica.


Koala – Phascolarctos cinereus