semana do Meio Ambiente

Árvores acuadas nas cidades e nas florestas

10 de junho de 2005

Via Press Amazônia/Jaime Souza

As árvores continuam cada vez mais acuadas. Nas florestas como nas cidades. Se as autoridades naõ se preocupam em defendê-las nas cidades, como esperar que as árvores sejam preservadas lá longe no meio da floresta densa? No ano que o desmatamento da Floresta Amazônica bateu novos recordes, o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB) ameaça a qualidade de vida dos cidadãos da capital paraense com uma ação equivocada: Duciomar quer abater milhares de árvores da avenida 25 de Setembro. Motivo: o prefeito quer abrir a avenida ao progresso, ou seja, ao trânsito pesado de veículos na região leste de Belém do Pará..  O “caso da 25 de Setembro” é uma demonstração de que mentalidade administrativa continua arcaica, pois se planeja em função apenas do tráfego e das máquinas e não das pessoas.
A avenida 25 de setembro é, atualmente, a avenida que detém o maior número de árvores por metro quadrado em Belém. Outras cidades brasileiras e do mundo inteiro estão sofrendo a mesma agressão. Justamente por isso, a ONU, através do Pnuma, lançou no Dia Mundial do Meio Ambiente, três grandes desafios para todos os prefeitos do mundo:
1) É necessário desenvolver soluções reais para o problema ambiental urbano no uso eficiente da energia e da água;
2) É preciso articular parcerias para que cada cidade não escolha o caminho mais fácil e sujo de desenvolvimento, mas um caminho mais eficiente e sustentável;
3) Há que ter uma equação correta para a arborização, para o lixo e para o esgoto.