semana do Meio Ambiente

Klaus Toepfer: A luta pelo meio ambiente será vencida ou perdida nas cidades

10 de junho de 2005

“Um Planeta, Muita Gente”: Pnuma lança atlas para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2005

O grande crescimento do efeito estufa no sul da Espanha, o rápido aumento de criação de camarão na Ásia e América Latina e a emergência de uma península gigante na foz do Rio Amarelo estão entre a lista de mudanças curiosas e surpreendentes vistas do espaço.
Elas estão ao lado de imagens mais convencionais, mas não menos dramáticas, do desmatamento de floresta tropical no Paraguai e Brasil, desenvolvimento rápido de óleo e petróleo em Wyoming, EUA, incêndios em florestas na África Sub-Saariana e o degelo de glaciais em áreas polares e montanhosas. Também destaca o crescimento explosivo e as mudanças de algumas das maiores cidades do mundo como Pequim, Dhaka, Déli e Santiago.


As cidades na batalha
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado pela ONU em São Francisco (EUA) e teve como tema Cidades Verdes – Planejando o Planeta!
Para Klaus Toepfer, Diretor Executivo do Pnuma, as pessoas que vivem em São Francisco ou Londres podem olhar para essas imagens de desmatamento ou o gelo do Ártico derretendo e se perguntar como isso diz respeito a eles. “Essas mudanças são resultado do estilo de vida e hábitos de consumo de outras pessoas, que estão a milhares de quilômetros de distância”, reafirmou Toepfer.
“As cidades utilizam quantidades enormes de recursos incluindo água, comida, madeira, metal e pessoas. Elas exportam grandes quantidades de dejetos incluindo domésticos e industriais, e gases ligados ao aquecimento global. Assim seus impactos ultrapassam suas  fronteiras físicas afetando países, regiões e o planeta como um todo,” salientou o diretor do Pnuma.
“Desse modo, a batalha pelo desenvolvimento sustentável para tornar o um mundo ambientalmente mais estável, justo e saudável será largamente vencida ou perdida em nossas cidades”, enfatizou Klaus Toepfer depois de agradecer à cidade de São Francisco por ter sediado Dia Mundial do Meio Ambiente 2005. E concluiu: “Eu convoco os habitantes de todos os lugares, especialmente aqueles de cidades desenvolvidas, a ajudar a fazer a sua parte tornando suas cidades mais eficientes e que disperdicem menos recursos naturais pelo bem do meio ambiente local e global”.