MMA lança conferência infanto-juvenil
10 de junho de 2005Em todo Brasil, governos, empresas e escolas promovem ações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
A conferência vai envolver cerca de 10 milhões de pessoas em todo o país e mais quase 60 mil escolas do ensino fundamental. Segundo a coordenação do evento, a conferência terá três fases.
A primeira, nas escolas, terá a eleição dos delegados, alunos de 11 a 14 anos, da quinta à oitava série. A segunda, nos estados, prevê a realização de conferências estaduais, nas quais serão selecionados 20 delegados de cada unidade da Federação para participarem da terceira, quando os delegados eleitos virão a Brasília para a conferência nacional, em dezembro. Serão aproximadamente 700 delegados.
A conferência pretende promover a reflexão de estudantes, professores e da comunidade sobre questões abordadas nos acordos internacionais sobre mudanças climáticas (Protocolo de Kioto), biodiversidade (Convenção sobre Diversidade Biológica), segurança alimentar e nutricional (Declaração de Roma sobre Segurança Alimentar Mundial) e diversidade étnico-racial (Declaração de Durban contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata). Da primeira conferência, ocorrida em 2003, participaram 16 mil escolas, seis milhões de pessoas e 4.067 municípios.