Science Festival
24 de agosto de 2005The Brazilian Embassy in Canberra suggested I contact Folha do Meio Ambiente regarding a major event that will be taking place em May 1999.We would like to encourage for the first time a Brazilian competitor in the internationally recognised Bayer Solar and Advanced-Technology Boat Race to be held in Australia’s capital city, Canberra, May 1,… Ver artigo
The Brazilian Embassy in Canberra suggested I contact Folha do Meio Ambiente regarding a major event that will be taking place em May 1999.
We would like to encourage for the first time a Brazilian competitor in the internationally recognised Bayer Solar and Advanced-Technology Boat Race to be held in Australia’s capital city, Canberra, May 1, 1999.
You may be aware the Bayer Solar and Advanced-Technology Boat Race is considered the boating equivalent of the internationally recognised World Solar Challenge for cars. Brazil participated in the 1996 solar car race in Australia.
The 1999 Advanced Technology Boat Race is part of the Australian Science Festival, which runs from April 30, to May 9, 1999. Plans are already well underway for an exciting, innovative and spectacular race for 1999 with many prizes on offer. There has been a great deal of interest already from past and new entrants.
If you have anys questions regarding the race, travel logistics, accommodation, please contact Emma Ridley, Boat-Race coordinator or myself on:
Telephone: +61 (0)2 6205 0588; Facsimile: +61 (0)2 6205 0638
E-mail: [email protected]
Yours sincerely
MARY-ANNE WALDREN
Executive Director
Manual de Crimes Ambientais
Quero agradecer o espaço que cedeu ao meu livro “Manual de Crimes Ambientais” em seu jornal, o mais prestigioso jornal sobre meio ambiente no Brasil. Tudo que eu dissesse seria pouco para expressar meu contentamento e gratidão. Um grande abraço e votos de contínuo sucesso.
Edna Cardozo Dias
Belo Horizonte-MG
Consumismo
O grande mal para o Meio Ambiente é o consumismo egocêntrico. Creio que a solução seja a opção dos humanos pela vida harmoniosa de amar a Deus (que também é as sua criatura) e ao seu próximo (que também são os animais, vegetais, solo, água, ar etc).
Como ser responsável e consciente em relação ao consumo? Como exercer os nossos direitos e deveres de consumidores que somos de água, ar, alimentos, educação, informações, saber, vestimentas etc?
Gostaria de ver na Folha do Meio Ambiente matérias sobre alimentação natural vegetariana, agricultura natural e medicina natural com a preservação e harmonização do homen em seu habitat.
Paulo Caetano Pereira – Agroecologista do Centro Capão das Jaboticabas
Augusto de Lima – MG
Ética e verdade
É com muito prazer e imensa satisfação que solicito minha renovação de assinatura. Sempre busquei nas páginas da Folha do Meio Ambiente informações sérias, técnicas e comprometidas com a ética e com a verdade. A linguagem, sempre que possível – observo, tem sido clara, objetiva, imparcial e equilibrada. Tenho podido enriquecer o meu vocabulário técnico e conseguido obter detalhamentos valiosos a fim de aplicá-los e/ou transmiti-los profissionalmente.
A equipe está de parabéns. Seus colaboradores são de ótimo nível! Acredito, sinceramente, que o avanço em busca da qualidade dos assuntos e dos depoimentos transcritos continuará sendo uma constante. Vocês merecem todo nosso apoio.
Jorge Flores dos Santos – Professor / Biólogo
Niterói – RJ
Agradecimento
Recebi e agradeço o exemplar do valiosíssimo jornal Folha do Meio Ambiente. Leio e empresto para várias pessoas ler este jornal que defende a vida e o meio ambiente. Desde já agradeço o presente e espero os futuros exemplares do jornal
Arlindo Lopes
Assis – SP
Letras que são folhas
Parabéns pelos 10 anos de publicações deste importante e indispensável órgão de divulgação.
Diria que as capas das edições publicadas não fizeram a história, mas sim, fazem a história, já que uma edição da Folha do Meio Ambiente é sempre o presente. Suas letras são folhas renovadas de um portentoso arbusto que nunca fenece. Seus frutos são constantes, sua sombra acolhedora, sua vida a nossa vida, a vida de toda a natureza.
Jurandir Schmidt
Joinville – SC
Sebrae
Com a intenção de lhe apresentar um pouco mais do que é hoje a atuação do SEBRAE em prol do fortalecimento das micro e pequenas empresas no Brasil, tenho o prazer de lhe encaminhar o nosso livreto institucional. Na certeza de que este material será um instrumento para um maior conhecimento das nossas atividades, despeço-me.
Pio Guerra Júnior – Pres. do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional
Brasília-DF
Acorda, Brasil
Comunicamos a Vossa Senhoria que o Programa Acorda, Brasil está sob nova Coordenação, com o firme propósito de dar continuidade aos objetivos já instituídos.
Assim sendo, vimos reafirmar nossa intenção em estreitar nosso vínculo com todos os parceiros e nessa nova fase, com o objetivo de criar condições para a consolidação do ensino fundamental, mas priorizando o ensino médio.
Gostaríamos de continuar contando com essa importante parceria, que indubitavelmente é o sustentáculo dessas ações que vimos desenvolvendo. Concluímos que, por intermédio dessas parcerias, podemos avançar rumo à solução de nossos problemas educacionais e que esta depende da ação de todos.
Certos de contar com seu apoio, colocamos o Acorda, Brasil, à disposição para o que se fizer necessário.
Regina Maria Oton de Lima – Coordenadora do Acorda, Brasil
Brasília – DF
Qualidade da água
Por favor me enviem endereços (links) de instituições e/ou universidades que trabalham com projetos relacionados à qualidade da água. Desenvolvo projeto, na região do Médio Paranapanema, onde analisamos a qualidade da água segundo o IQA e pretendemos analisar também agrotóxicos.
Daercy M. R. Ayroza
[email protected]
NR: Secretaria de Recursos Hídricos
E-mail: [email protected]
www.mma.gov.br; Ibama
Tel: (061) 317-8222/1359/1347
Fax: (061) 223-5366
10 anos
Quero lhes parabenizar pelos 10 anos da Folha do Meio que vem mantendo ao longo deste período, um excelente nível de informações. Estas têm sido de grande valor para todos aqueles que se preocupam com a Educação ambiental em todos os seus aspectos.
Sinto-me gratificada em ser assinante da Folha do Meio. Apesar de já estar aposentada, continuo mantendo a minha assinatura, pois acredito ser de grande importância estar sempre atualizada, principalmente, naquilo que se tem interesse e que se acredita.
Como não estou mais em escolas, tenho passado os exemplares recebidos, após lê-los atentamente, para uma sobrinha que trabalha no ensino de 1a à 4a séries. Com isto venho incentivando-a a desenvolver atividades de Educação Ambiental com as turmas dela e, consequentemente, com as demais turmas da escola. Além disto, tenho feito, na medida do possível, divulgação do referido jornal, junto aos profissionais que conheço que estão ligados ao ensino de 1o e 2o graus e que se interessam pelo assunto exposto, a fim de que eles façam uma assinatura da Folha do Meio Ambiente.
Despeço-me, desejando-lhes muito sucesso, hoje, amanhã e sempre.
Prof. Mathilde C. da Fonseca
Rio de Janeiro-RJ
Cariris
Sinto-me muito feliz em ver que as questões ambientais podem contar com jornalistas engajados como os da Folha do Meio Ambiente, uma vez que a mídia reserva pouco espaço para tais questões. Faço parte de uma recém-criada ONG ambientalista que não conta com muitos recursos, principalmente financeiros, entretanto tem muita vontade de lutar cada vez mais por um planeta mais sadio, onde as pessoas e a natureza possam viver em harmonia.
José Neydson S. Eloy – Coordenador Técnico Grupo Ecológico Cariris
Santa Terezinha – BA
Educação ambiental
Sou professor de ciências em Itaguara, na rede estadual, tenho procurado dar um enfoque maior na parte da Educação Ambiental, pois a relação homem/natureza está bem complicada, graças ao consumismo desfreado, superpopulação e ganância humana.
Só uma educação mais eficiente e voltada para o resgate da cidadania pode melhorar nosso relacionamento com a natureza e fazer uma sociedade mais justa.
Preciso estar bem informado e ter argumentos fortes e convicentes, por isso quero assinar a Folha do Meio Ambiente, para tanto estou anexando um cheque no valor de R$ 18,00.
Estou fazendo um trabalho sobre água e pretendo convencer meus alunos sobre luta pela defesa dos mananciais da cidade.
Assim precisaria de maiores informações sobre proteção de mananciais, leis de nível municipal possíveis de implantar no nosso município, projeto de reflorestamento de matas ciliares, importância da água, uso e abuso, reservas mundiais, tipos de contaminação, situação de tratamento de esgotos no Brasil, etc.
Camilo Joaquim de O. Rezende
Itaguara-MG
Cadeira Cativa
Sou professor e atuo na área de Educação Ambiental do SESI – MS. Sou leitor “cadeira cativa” da Folha do Meio. Nesta oportunidade gostaria de saber se vocês poderiam indicar-me bibliografia que atenda ao seguinte conteúdo:
– O veículo automotor como poluidor do meio ambiente;
– Regulamentação do CONAMA sobre poluição ambiental causada por veículos automotor;
– Emissão de gases tóxicos;
– Emissão de partículas (Fumaças);
– Uso de catalisadores;
– Poluição sonora;
– Manutenção preventiva do veículo para preservação do meio ambiente.
Laurênio Vieira Ramos
SESI – MS
NR: Estamos lhe encaminhando edições da Folha do Meio que tratam do tema.
Pouição da água
A preocupação de vocês quanto à preservação do meio ambiente é também a nossa. Nós alunos do 3o EG, vimos através desta solicitar o envio de materiais (livro, revistas, etc) para que possamos conhecer melhor e, assim, defender também melhor nossos recursos naturais. Nosso município sofre muito com a poluição da água.
André Cristiano Silveira
Colégio Estadual José do Patrocínio – Siderópolis-SC
Outras Correspondências: Embaixador Luciano Ozório Rosa (Embaixada do Brasil em Budapeste); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro; Parabólicas (São Paulo-SP); Jornal UCB (Brasília-DF); Revista Del Sur (Uruguay); Margarida Diniz Melo Camargos (Coord. Da Área de Ciências da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais – Belo Horizonte-MG); Boletin de la Asociación VIDA SANA (Barcelona-España); Caterpillar Brasil Ltda (Piracicaba-SP); Boletim Mata Atlântica (Salvador-BA); Movimento Ecológico (Rio de Janeiro-RJ); Nossa Folha (São Lourenço); Compahia Melhoramentos de São Paulo; Lirson Wilson Borges Moreira – Advogado (Goiânia-GO); Associação Nacional de Defesa Vegetal (São Paulo-SP); Revista Cargill (São Paulo-SP); Nutritiva (Rio de Janeiro-RJ); Jornal ANJ (Brasília-DF); Jornal Hoje Em Dia (Brasília-DF);