Hidropirataria

Polêmica: água do Rio Grande para a Jordânia

18 de agosto de 2005

Comitê da bacia do rio Santa Maria (RS) analisa exportação de água do aqüífero Guarani para o Orienta Médio

Marcírio Silva, defende que esse contrato de venda de água engarrafada serviria para pagar todo o projeto de saneamento básico da cidade, que hoje conta com somente 40% de esgoto tratado.
  No entanto, apesar das boas intenções da direção da autarquia em Livramento, o secretário de Recursos Hídricos do estado, engenheiro Rogério Dewes, afirmou que é preciso tratar a questão de forma técnica e racional, e lembrou que Livramento sequer tem a outorga para exploração de seus poços artesianos, o que deverá fazer em primeiro lugar, para depois obter a outorga para exploração de águas subterrâneas. Terá que se estudar a adequação legal para o caso de venda. Para isso a promotoria pública em Livramento tomou conhecimento da questão e deverá fazer um estudo das leis referentes à exploração e uso das águas em nosso país.
O diretor do DAE, que havia agido apenas “com um espírito empreendedor”, no sentido de solucionar a questão do saneamento básico em Livramento o mais rápido possível, vai buscar uma solução legal para a questão. Sua intenção é contratar uma consultoria para analisar o problema e buscar uma solução adequada.