Um futuro cheio de vida
8 de agosto de 2005Casal de ambientalistas lança campanha de preservação da natureza e ganha a simpatia
Uma idéia simples, que começou na casa dos ambientalistas Rejane Pieratti e Sérgio Pamplona, vem movimentando Brasília. Preocupado com o futuro do planeta Terra, o casal resolveu agir frente à indiferença da sociedade e criou uma campanha de preservação ambiental. “Sou Amigo do Futuro”, lançada no dia 24 de janeiro em um parque da capital do país.
O que era para ser uma iniciativa de família e amigos logo se tornou um grande movimento, com o apoio e a participação de novos integrantes. “A gente não imaginava que a campanha fosse conquistar tantas pessoas em um espaço tão curto de tempo”, diz a coordenadora da campanha, Rejane Pieratti.
Dois eventos foram promovidos pelo casal desde o lançamento da campanha. Neles, as crianças assistiram peças que falavam sobre a importância de não jogar lixo nas ruas, de cuidar dos rios e dos solos e de pensar na saúde do planeta. Nas duas atividades, também foram distribuídos panfletos com dados sobre a degradação ambiental.
Com o sucesso, o casal já começa a fazer novos planos. São parcerias que vêm surgindo para ampliar a campanha. No Distrito Federal, eles estão desenvolvendo, junto à Secretaria do Meio Ambiente, um projeto para levar as mensagens de preservação ambiental aos alunos das escolas públicas.
Os planos de fazer crescer a campanha se estendem também para todo o país. Em março, será lançada uma cartilha para o público infantil. Ela conta a história de Kiko – personagem inspirado em Enrico, filho de 11 anos do casal.
Kiko é um garoto que vem do século 24 para alertar as crianças da nossa época sobre a ameaça de destruição do planeta. É que um grande vilão, o Lui Polui, conseguiu se libertar da prisão futurística e veio para o ano de 1.999 roubar a consciência das pessoas. Inconscientes, elas começam a acabar com a Terra, degradando o meio ambiente.
“A gente decidiu escrever para as crianças porque elas são os futuros empresários e dirigentes do nosso país. Além disso, a criança absorve novos ensinamentos com mais facilidade. Depois, ela tenta convencer os adultos sobre a importância das lições aprendidas”, explica Rejane.
O trabalho com a criançada não pára com o lançamento da cartilha. O casal pensa em criar um programa de televisão e jogo educativos que tenham Kiko e seus amigos como personagens.
“O nosso objetivo é impregnar as crianças brasileiras com a filosofia da preservação ambiental. Queremos entrar no coração das pessoas para que elas comecem a se preocupar com a saúde do planeta e com a qualidade de vida de seus habitantes”, conclui a ambientalista.
Dor muscular
Ingredientes:
1/2 colher de sopa de alfafa em pó;
1 colher (sopa) de mel não filtrado;
1 colher de vinagre de sidra
1/4 de litro de água
Preparo:
Misture os ingredientes e beba 3 vezes ao dia para aliviar a dor muscular.