O ELO forte do escotismo
28 de setembro de 2005Escoteiros de todo o País acamparam em suas regiões, realizaram atividades para o seu desenvolvimento pessoal e celebraram Julio Verne. Em Brasília, evento reuniu 400 escoteiros no Parque da Cidade
As ações dos 400 escoteiros envolveram atividades de interesse social, ambiental e cultural, como visitas a asilos e debates sobre a melhor idade, construção de foguetes e muitos tipos de jogos
Nesse ano de 2005, o ELO – Escoteiros Locais em Operação – foi realizado em agosto, tendo homenageado um escritor que viveu e escreveu no século 19 sobre temas e inspirações do século 20: o francês Julio Verne. [Verne nasceu em 8 de Fevereiro 1828 em Nantes e morreu em 24 de Março 1905 em Amiens.]
Considerado um visionário de avanços futurísticos, Júlio Verne é um dos mais reconhecidos autores de literatura juvenil e iniciador dos gêneros ficção científica e relatos de viagens. O escritor deixou obras como A Volta ao Mundo em 80 dias, Da Terra à Lua, Jangada: 800 léguas pelo Amazonas, Viagem ao Centro da Terra e 20.000 Léguas Submarinas, dentre outras.
Em Brasília, foram dois dias de acampamento. Escoteiros, de 11 a 21 anos, tiveram as histórias de Júlio Verne como pano de fundo para suas atividades ambientais, culturais, espirituais, físicas e sociais.
Elo na capital
Participaram do ELO 400 jovens integrantes de vários grupos escoteiros do Distrito Federal. O evento ocorreu no Parque da Cidade, local em que será realizado o III Jamboree Nacional – encontro de escoteiros de todo Brasil – em julho de 2006.
As ações dos 400 escoteiros envolveram várias atividades de interesse social, ambiental e cultural, tais como: visitas a asilos e debates sobre a melhor idade; a construção de foguetes, jangadas, veículos e vulcões; muitos tipos de jogos; e uma atividade muito interessante ao redor do fogo com apresentações culturais e musicais, chamada Fogo de Conselho; finalmente, a divulgação do movimento escoteiro para a comunidade.
Verne e o Escotismo
Lendo a biografia de Julio Verne é difícil não lembrar de Baden-Powell, fundador do movimento escoteiro em 1907. Ambos demonstram espírito aventureiro, grande interesse pelo teatro e música, profundo senso de observação do mundo e pensamentos de vanguarda que os tornaram imortais. Dizia-se de Júlio Verne como “o melhor dos melhores companheiros”. Algo muito próximo a uma das leis do Escotismo: “O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros”.
Mais informações :
www.escoteiros.org.br
www.ueb-df.org.br
Região Escoteira do DF
www.jamboree2006.org.br
III Jamboree Nacional
*Danilo Farias é
assistente da Tropa
Senior do Grupo Escoteiro Marechal Rondon
4º DF e estudante de
Ciências Sociais.